Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parque aberto à visitação

Cataratas do Iguaçu exibem espetáculo natural com vazão quatro vezes acima da média

Espetáculo de força e beleza das Cataratas do Iguaçu impressionou turistas e moradores no início da semana.
Espetáculo de força e beleza das Cataratas do Iguaçu impressionou turistas e moradores no início da semana. (Foto: Christopher Monteiro/Urbia Cataratas)

Ouça este conteúdo

As Cataratas do Iguaçu, um dos maiores patrimônios naturais do planeta, protagonizaram nesta semana um espetáculo de força e beleza que impressionou turistas e moradores. Na noite da segunda-feira (13), o volume de água atingiu 7,1 milhões de litros por segundo, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) — quase quatro vezes acima da média histórica, estimada em 1,5 milhão de litros por segundo.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na manhã seguinte, a vazão havia reduzido para 5 milhões de litros por segundo, e, na tarde de quinta-feira (16), chegou a 3,3 milhões de litros por segundo, ainda mais do que o dobro do volume habitual. O aumento expressivo é resultado das chuvas intensas registradas no fim de semana dos dias 11 e 12 de outubro em toda a bacia do rio Iguaçu, que corta o Paraná e deságua na fronteira com a Argentina.

Volume de água nas Cataratas do Iguaçu atingiu 7,1 milhões de litros por segundoVolume de água atingiu 7,1 milhões de litros por segundo, de acordo com a Copel — quase quatro vezes acima da média histórica. (Foto: Christopher Monteiro/Urbia Cataratas)


Mesmo com a força extraordinária das águas, o Parque Nacional do Iguaçu segue aberto ao público e operando normalmente. O acesso às passarelas, trilhas, ciclovia, mirantes e demais atrativos turísticos está liberado, segundo a Urbia Cataratas S.A., concessionária responsável pela gestão da visitação turística, que monitora o nível do rio em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Mesmo com a vazão acima da média, o parque permanece seguro para visitação. Nossas equipes acompanham a variação do rio em tempo real e seguem todos os protocolos de segurança”, informou a Urbia Cataratas.

VEJA TAMBÉM:

Força da água cria nevoeiro denso e estrondo que ecoa por quilômetros

O espetáculo impressionante tem atraído um número ainda maior de visitantes às Cataratas do Iguaçu. A força da água cria um nevoeiro denso e um estrondo contínuo que ecoa por quilômetros, transformando o cenário em uma demonstração pura do poder da natureza.

Durante períodos de cheia, as quedas se ampliam e formam arco-íris constantes sobre o cânion do Iguaçu, compondo uma paisagem de rara beleza. O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo ICMBio e com a gestão turística da Urbia Cataratas, é reconhecido pela Uesco como Patrimônio Mundial Natural.

Localizado no extremo oeste do Paraná, o parque abriga uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica do Brasil e é lar de espécies raras de fauna e flora, como a onça-pintada e o papagaio-de-peito-roxo.

Maior vazão da história das Cataratas do Iguaçu ocorreu em 2014, com 46,3 milhões de litros por segundo.

Referência internacional em turismo sustentável, o parque espera receber quase 2 milhões de visitantes neste ano, de todas as partes do planeta. O monitoramento ambiental constante e a adoção de boas práticas de conservação contribuem com a integridade do ecossistema e a segurança dos visitantes mesmo em períodos de cheia, informa a concessionária.

As Cataratas do Iguaçu já registraram volumes muito superiores aos observados nesta semana. A maior vazão da história ocorreu em 2014, com 46,3 milhões de litros por segundo. Em 1983, o volume atingiu 35 milhões, e, em 30 de outubro de 2023, foram 24 milhões de litros por segundo, a terceira maior marca registrada.

Mesmo distante desses recordes, o volume atual reafirma a grandiosidade do fenômeno natural. A força das águas do rio Iguaçu há milênios esculpe o cânion e alimenta as 275 quedas que formam as Cataratas — uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.