Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novas concessionárias

CCR e EPR assinam contratos dos lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná

Rodovias Paraná CCR EPR
Concessões abrangem mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias no Paraná. (Foto: Gabriel Rosa/AEN)

Ouça este conteúdo

O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador paranaense Ratinho Junior (PSD) assinaram nesta segunda-feira (28) os contratos de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná. As concessionárias CCR e EPR assumem, oficialmente, a administração dos trechos em 30 dias, com previsão para início da cobrança do pedágio no próximo mês de junho.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

As empresas venceram os leilões realizados em dezembro de 2024 na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e ficarão responsáveis pelas concessões por 30 anos. Juntos, os dois lotes contemplam 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

O lote 3 das rodovias do Paraná foi o primeiro a ser leiloado, em 12 de dezembro. Com um desconto de 26,6% sobre a tarifa básica do pedágio, a CCR venceu a EPR, o Grupo Pátria e o 4UM/Opportunity para ficar responsável por 569 quilômetros da malha norte, que contempla as rodovias BR-376, BR-369, BR-373, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, que ligam a região norte do estado paranaense aos Campos Gerais. A previsão de investimentos é de R$ 16 bilhões.

Com esse novo contrato, a CCR retorna às concessões no Paraná após admitir que lesou o estado do Paraná e os usuários paranaenses ao ter pago propinas a agentes públicos para obter benefícios nos contratos — o caso culminou em um acordo de leniência assinado entre a empresa e o Ministério Público Federal (MPF) no Paraná.

No caso do lote 6 das rodovias do Paraná, não houve concorrência e a EPR, como única interessada, venceu o leilão com um desconto simbólico de 0,08% uma semana mais tarde. Com isso, a empresa que já havia levado o lote 2 em 2023, administrará 662 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, no Oeste e Sudoeste do estado. Os investimentos previstos em obras e serviços de conservação devem chegar a R$ 20 bilhões.

Ratinho Junior e Renan Filho destacam parceria entre governo federal e governo do Paraná

O governador Ratinho Junior afirmou que os novos lotes beneficiarão a população paranaense, de forma diferente das antigas concessões. "O Paraná tinha trauma de concessão porque não foram sadias, justas ou honestas com a população. E hoje nós estamos entregando algo transparente, com muitas obras e preço justo". Ele falou que as concessões das rodovias são o resultado de um "objetivo comum de ajudar a população".

O ministro Renan Filho destacou a parceria entre o governos federal e do Paraná viabilizar esses dois lotes das rodovias do Paraná. "É uma parceria Paraná-Brasil, independente de questões políticas, mas é uma parceria que dá certo. Empurra o estado da Paraná para frente", comentou.

O diretor presidente da CCR, Eduardo Camargo, disse que é uma "grande satisfação voltar ao estado do Paraná" e garantiu que a empresa já colocou profissionais para iniciar os trabalhos antes mesmo da assinatura do contrato. "Desde o dia seguinte do leilão já estávamos na pista fazendo intervenção de pavimento. Nossa equipe já está trabalhando."

Já o diretor presidente da EPR, José Carlos Cassaniga, destacou que a empresa fará um plano de 100 dias para "priorizar intervenções de curto prazo em sintonia e diálogo com lideranças locais e comunidades, reforçando segurança, fluidez e conforto das rodovias."

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros