• Carregando...
Eduardo Pimentel
Atual vice, Eduardo Pimentel promete a entrega da Linha Verde até o final da gestão de Rafael Greca| Foto: Pedro Ribas/Prefeitura de Curitiba

Após dois mandatos como vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD) se prepara as eleições municipais de Curitiba, desta vez, como candidato a prefeito em 2024. O jovem político de 39 anos, que acumula o cargo de secretário de Estado das Cidades do Paraná, terá apoio de nomes importantes do partido.

Além do atual prefeito Rafael Greca (PSD), Pimentel também terá o governador Ratinho Junior (PSD) em seu palanque durante a campanha eleitoral. Além do apoio dos chefes do Executivo, o pré-candidato ainda carregada um sobrenome de peso na política estadual. Ele é neto do ex-governador Paulo Pimentel.

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

“Sou pré-candidato a prefeitura de Curitiba para defender a continuidade do projeto de uma cidade em permanente construção. Quero sempre trazer inovações e defender o interesse público”, afirmou em entrevista à Gazeta do Povo.

Pimentel se considera um político de centro-direita e garante que conversa com o setor empresarial mas não abre mão de liderar uma reestruturação social, caso seja necessário. “Eu sou de centro-direita. Eu não tenho medo de conversar com o mundo empresarial, não tenho medo de concessões e não abro mão que a parte social seja da Prefeitura, que é quem tem a obrigação e o dever de cuidar das pessoas que mais necessitam”, analisa.

Uma das maiores e mais longevas preocupações do curitibano, a Linha Verde tem a promessa de ser finalizada no final da gestão do prefeito Greca, em dezembro de 2024. O pré-candidato à prefeitura rechaça a ideia de que a obra se estende por 17 anos e justifica que trata-se da maior obra da história da capital e dividida por lotes.

“Assumimos a cidade em 2017, quando eu era o secretário de Obras e concluímos o trecho 3.1, que ia da Victor Ferreira do Amaral até o Hospital Vita. Também a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, que faz parte do lote 3.2. Iniciamos, o último lote que teve dois problemas de atraso, a pandemia, que aumentou os preços e atrasou obras públicas e a empresa que não conseguiu dar sequência. Então, rescindimos o contrato, licitamos novamente, com toda a transparência, e agora nós temos o compromisso de entregar até o fim da nossa gestão”, promete.

Outro grande desafio que Pimentel deverá enfrentar diz respeito à população em situação de rua. As cobranças de moradores e comerciantes aumentam a cada dia por causa da segurança nas áreas públicas e privadas. Para o pré-candidato, o trabalho social vai muito além apenas da presença dos moradores de rua e deve abranger as áreas de saúde e educação.

“Isso faz parte de um trabalho mais extenso, que agrega diversas pastas e que vão contribuir para a resolução de possíveis conflitos. Nossa cidade tem passado por uma reestruturação urbana e um fortalecimento econômico e geração de emprego, que vai refletir em uma melhora significativa para toda a população. Esse é, aliás, um dos grandes legados da nossa gestão: o cuidado com as pessoas”, defende.

Pimentel faz campanha pela candidatura presidencial de Ratinho

Defensor da serenidade na gestão pública, Pimentel aposta no nome do governador do Paraná, Ratinho Junior, na próxima corrida presidencial em 2026.

“Nome que traz inovação, experiência e objetividade na entrega de projetos e obras no Paraná. Por mais que ele ache que está cedo para pensar nisso, acredito que o Ratinho Junior é a figura que o Brasil precisa”, declara durante os elogios ao aliado política.

Com diálogo, Pimentel não descarta que os nomes de maior destaque na direita brasileira, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), possam costurar uma aliança com Ratinho Junior na cabeça da chapa de candidato a presidente.

"O governador traz juventude e força da nova gestão pública. Representa inovação e eficiência na entrega. Tenho certeza que o diálogo pode ajustar um nome."

Pré-candidato defende legado de Rafael Greca

Segundo Pimentel, o amor pela cidade e o cuidado com a população, estão no topo da herança que Greca irá deixar para a cidade de Curitiba, além da credibilidade internacional da capital do estado. “O financiamento que pegamos para grandes obras mostram que o mundo está de olho na cidade. O trabalho social na educação, na saúde, esses são legados que devem ser revisitados todos os dias”, disse.

Outro argumento que favorece a gestão com Greca, de acordo com o próprio Pimentel, é a eficiência e experiência do atual prefeito enquanto gestor. “Ele é um conhecedor da cidade, alguém que vivencia Curitiba e sabe das necessidades do cidadão. Não tenho dúvidas que isso contribuiu de sobremaneira para o sucesso do nosso trabalho”, destaca.

“Quero um vice leal e atuante como eu fui”

A montagem da estrutura de apoio é parte essencial para a vitória se consolidar em um pleito eleitoral. Ciente disso, Pimentel não adianta nomes, mas vislumbra um vice com as mesmas características que as dele para chegar ao Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.

“Eu faço parte de um grupo e essa será uma das últimas definições. Tem que ser feita uma construção de apoio até lá. Mas se eu tivesse que elencar as características, buscaria alguém leal e atuante”, adianta.

Pimentel cita o avô e ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, como inspiração e dono de predicados que gostaria de encontrar no parceiro de chapa. “Me ensinou sobre honestidade, caráter, trabalho e grandes realizações em toda sua carreira política. Certamente, são qualidades que deveriam ser buscadas por todos os gestores. Essa é a minha intenção e tenho certeza que meu vice ou a minha vice, vão precisar honrar esses atributos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]