• Carregando...
Fiscalização em Guaratuba
Fiscalização em Guaratuba| Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaratuba

Um dia depois de a prefeitura de Curitiba anunciar um decreto determinando o fechamento de serviços e atividades não essenciais, prefeituras de cidades do Litoral paranaense divulgaram novas medidas para tentar frear a disseminação do coronavírus. Em nota oficial, a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) informou que a partir de segunda-feira (15), e durante ao menos sete dias, serão feitas “barreiras restritivas de acesso aos municípios, respeitando o fluxo de veículos que estarão a trabalho e aqueles que possuem vínculo empregatício”. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada no final da manhã deste sábado (13) entre integrantes da Amlipa.

A nota oficial é assinada pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PODE); de Morretes, Junior Brindarolli (PSD); de Matinhos, Zé da Ecler (PODE); de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB); de Antonina, Zé Paulo (PSD); de Guaratuba, Roberto Justus (DEM); e pela prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Narloch (PSC).

A ideia é que, a partir da decisão conjunta, cada município elabore seus próprios decretos para colocar as barreiras em funcionamento. A prefeitura de Matinhos antecipou que permitirá o acesso apenas para "moradores que comprovem o endereço através da fatura de energia elétrica ou do serviço de água e esgoto". A prefeitura de Guaraqueçaba fará reuniões com profissionais de transporte aquaviário antes de editar um decreto próprio.

Na nota oficial da Amlipa, os prefeitos justificam que “todos os municípios litorâneos têm sofrido com o aumento de casos da pandemia, em especial no que se refere à falta de leitos, insumos, equipamentos e equipe” e que o “lockdown na capital paranaense” levaria a um “fluxo maior de visitantes, sendo necessária a tomada de medidas mais drásticas”.

Além das barreiras nas entradas das cidades, outras medidas estão sendo adotadas pelas prefeituras no Litoral. A prefeitura de Guaratuba anunciou um novo decreto (23.784/2021) neste sábado (13) para “interditar praias, a baía e rios a partir deste final de semana”, de acordo com um comunicado em seu site. “Calçadões, parques, complexos esportivos e demais espaços públicos também serão interditados”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]