• Carregando...
Berneck trabalha com 100% dos produtos em madeira de pinus.
Berneck trabalha com 100% dos produtos em madeira de pinus.| Foto: Fernando Zequinão/Berneck

O solo fértil e o clima favorável são fatores de destaque que contribuem para o Paraná liderar com a maior área plantada de pinus do Brasil. São mais de 713 mil hectares. A cadeia produtiva de pinus é diversa, com uso múltiplo da madeira. Uma das empresas vanguarda no setor de madeira é a Berneck, atuando há 71 anos no mercado.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp 

“A gente começou a exportar ainda na década de 1970. Vendíamos no Brasil, mas a exportação ganhou força. A exportação nos permitiu dar continuidade no negócio. Já fomos a maior do Brasil”, afirma Graça Berneck, copresidente da empresa.

Na década seguinte, a empresa começou a investir no cultivo florestal de pinus. “Em determinado momento, tinha um incentivo fiscal para pinus e começamos a plantar sem muito saber o que íamos fazer. A gente entendia que aquele produto poderia se tornar um futuro. Nos anos 1980, ter a base florestal nos proporcionou no entrar no negócio de madeira reconstituída, como MDP e MDF”, conta.

Hoje, a Berneck trabalha com 100% dos produtos em madeira de pinus, dentre portas, madeira serrada, laminado e painéis de fibra. A capacidade da empresa é de 3,5 milhões m³ por ano de madeira.

Segundo Graça Berneck, a empresa fornece 30% dos produtos para o mercado doméstico. Os outros 70% vão abastecer o mercado externo. Com mais de 3.500 TEUs (medida de unidade para exportação em contêineres) por mês de volume exportado, a Berneck atende com força o mercado asiático.

A Berneck tem três serrarias: Araucária (PR), Curitibanos (SC) e Lages (SC). A empresa consolidada no mercado de madeira pretende investir em tecnologia. “100% da produção é seca em estufa; nosso maquinário permite uma precisão nos cortes, milimétrica. Nossas serrarias têm capacidade de fornecer uma capacidade infinita de dimensões e de classificações”, afirma.

Ela explica que o sistema wood frame requer uma classificação especial. O sistema wood frame é um tipo de construção que utiliza madeira de reflorestamento para compor a estrutura. As peças de madeira verticais e horizontais são usadas para formar a construção. A Berneck enxerga potencial nesse modelo de produção e se prepara para o crescimento do sistema no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]