Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Comitê “triplo” vai planejar volta às aulas no Paraná

Estudante em sala de aula
Aulas presenciais devem ser retomadas em duas etapas, ainda em formatação. (Foto: Pixabay)

Ouça este conteúdo

O governo do Paraná instalou nesta sexta-feira (26) um comitê para planejar a voltas às aulas no estado. A comissão será composta pelas secretarias de Educação, Casa Civil e Planejamento. A ideia é montar um plano único para o retorno dos alunos em todo Paraná. As aulas estão suspensas desde 20 de março por causa da pandemia do coronavírus.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Ainda sem data prevista, a ideia é que as aulas sejam retomadas em duas etapas, seguindo modelos de outros países. Uma delas com turmas menores, para manter o distanciamento entre os estudantes, e a outra de um retorno híbrido, mesclando aulas presenciais e não presenciais.

“A data de retorno é uma decisão que está muito focada na área da saúde, que vai orientar quando as aulas presenciais poderão ser retomadas. Já o comitê vai nos ajudar a definir como isso será feito, os protocolos a serem adotados na alimentação e no transporte, por exemplo, que são momentos de maior aglomeração, e os melhores modelos para as aulas”, explicou o secretário da Casa Civil, Guto Silva.

Em São Paulo, apesar do aumento de casos de Covid-19, o governo estadual já anunciou o retorno presencial de toda a rede de ensino, tanto pública como privada, para o dia 8 de setembro.

Alunos migram para rede pública

As escolas vão precisar se adequar aos novos padrões de distanciamento que serão implementados pelo comitê. Uma das preocupações é com o aumento de alunos, já que segundo o governo estadual, 8.523 estudantes migraram do ensino particular para o público.

“Se de fato esses alunos permanecerem no ensino público após a pandemia, vamos ter que fazer um novo redimensionamento de salas de aula, professores, funcionários e, claro, do orçamento da educação”, acrescentou o chefe da Casa Civil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.