• Carregando...
aviao-gol
Avião da companhia aérea Gol| Foto: Arquivo/Antônio More/Gazeta do Povo

As principais companhias aéreas começam a reativar operações que estavam suspensas no Paraná em razão da pandemia do novo coronavírus. Voos que retornam em junho à malha aérea do estado e previstos para os próximos meses reforçam ligações diretas com locais com alto índice de incidência do vírus, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

A Latam, por exemplo, voltou a operar no início junho voos entre Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto de Brasília. Outra operação retomada pela companhia é a rota entre o Aeroporto de Londrina, no Norte do estado, e o Aeroporto de Guarulhos.

Os planos de retomada vêm após a pior crise do setor, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente nos aeroportos paranaenses, houve uma queda de 97,3% no número de passageiros pagantes no mês de abril, na comparação com o mesmo período de 2019. Se no ano passado, foram 836,6 mil passageiros (embarques e desembarques), neste ano, o volume caiu para 22,9 mil.

No último dia 10, a Gol voltou a oferecer voos entre a capital paranaense e os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. Desde o dia 1º haviam sido retomadas as rotas entre Curitiba e Brasília e entre Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e Guarulhos.

Para julho, a companhia programa a retomada das operações entre Cascavel, no Oeste do Paraná, e o Aeroporto de Guarulhos, e entre Foz do Iguaçu, também no Oeste, e o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, além da ampliação na oferta de voos de Curitiba para o Rio e de Maringá para São Paulo. Em agosto, a companhia prevê a retomada das operações em Londrina, com voos para Congonhas, também em São Paulo.

A Azul, que mantém, no momento, voos de Londrina, Foz do Iguaçu e Curitiba para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), pretende reativar as operações em Maringá, também com frequências para Campinas, a partir do dia 13 julho. As demais cidades do interior do estado que contavam com voos da Azul – Guarapuava, Cascavel, Ponta Grossa, Pato Branco e Toledo – continuam sem previsão de retomada.

Entre os voos internacionais, a companhia Jetsmart volta a fazer a rota entre Foz do Iguaçu e Santiago, no Chile, também a partir de julho, de acordo com o registro de voos de companhias aéreas solicitados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em agosto, a Latam deve retomar os voos entre Foz do Iguaçu e Lima, no Peru, e entre Curitiba e Santiago, no Chile. Em setembro, a Aerolíneas Argentinas retoma as operações entre a capital paranaense e Buenos Aires, na Argentina.

Voos regionais não têm previsão de volta

Por enquanto, os voos regionais da TwoFlex que ligavam Curitiba a 12 municípios do interior e até o início do ano eram operados em parceria com a Gol estão suspensos, sem previsão de retorno.

Em janeiro a Azul anunciou a aquisição da TwoFlex. No momento, a empresa informa que trabalha em na malha regional e que apresentará o plano oportunamente junto ao governo do estado.

Novos voos podem aumentar número de casos importados

O transporte aéreo é uma das principais vias responsáveis pela entrada de casos importados de contaminação pelo vírus, segundo o médico infectologista Bernardo Montesanti Machado de Almeida, do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Mesmo onde há medidas locais de mitigação do contágio, quando se ampliam as vias de ingresso na região, há um aumento no número de casos por causa da importação. Não é à toa que quando há lockdown, o fechamento de fronteiras está entre as principais medidas adotadas”, diz. “Sem entrar no julgamento de certo ou errado, do ponto de vista epidemiológico, vejo com certa preocupação a retomada de voos neste momento.”

Com 28.521 casos de Covid-19, o Distrito Federal tinha uma incidência de 945,9 ocorrências por 100 mil habitantes até esta quinta-feira (18), segundo dados do Ministério da Saúde. No Rio de Janeiro, o índice era de 505,7, e em São Paulo, de 419,5. No Paraná, na mesma atualização, a incidência por 100 mil habitantes era de 104,2, a menor entre todas as unidades federativas do país.

Companhias reforçam medidas sanitárias

Em nota, a Gol afirma que, “neste período de pandemia, tem como objetivo maior que todos a bordo tenham uma experiência segura e agradável no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave”. A companhia considera que “o transporte aéreo é um serviço essencial para o País, principalmente em um momento como o atual. “Na Gol, a demanda dos clientes é parte da importante decisão de oferecer o serviço de uma rota”, acrescenta a empresa.

Confira a nota da Gol:

A GOL, neste período de pandemia, tem como objetivo maior que todos a bordo tenham uma experiência segura e agradável no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave.

Todos os procedimentos regulares foram reforçados, além dos já rígidos padrões de sanitização da aviação civil estabelecidos pelos órgãos responsáveis, alinhados com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Além disso, a Companhia tem seu padrão de Segurança operacional reconhecido mundialmente pela certificação IOSA (IATA Operational Safety Audity). O programa de auditoria internacional é responsável por avaliar e mensurar os sistemas de gerenciamento e de controle operacional das companhias aéreas.

Primeira Companhia a solicitar o uso de máscaras por todos os Clientes nos voos em operação (desde 10/5), a GOL tem como base para essa medida as informações científicas mais recentes e as recomendações de diversos órgãos públicos pelo Brasil e pelo mundo. A obrigação do uso das máscaras passou a ser uma questão de segurança coletiva, mais do que uma decisão individual. 

Também foram implementadas avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e os braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.

Foi aprimorado o processo de limpeza noturna com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno na cabine, incluindo a dos pilotos. Luvas e máscaras já vinham sendo distribuídas aos Colaboradores de ar e solo, além de a Companhia deixar à disposição álcool em gel para todos.

As aeronaves da GOL são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura de 99,9% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro.

Desde início de junho, a GOL vem retomando, gradualmente, o serviço de bordo, com snacks (entregues no desembarque) e água sob demanda ao longo de todo o voo. Tudo devidamente higienizado, garantindo a Segurança de todos.

Lembramos ainda que o serviço de entretenimento a bordo é acessado por aplicativo no próprio aparelho celular do Cliente, o que reforça o cuidado com os procedimentos de saúde.

Medidas extraordinárias de atendimento foram adotadas a favor dos Clientes e dos Colaboradores, como técnicas de distanciamento social; desligamento de totens e uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo; e o fechamento da sala vip dos aeroportos.

A Segurança com cada um que viaja, interage e trabalha na GOL está sempre em constante evolução e atenção. Ela sempre foi essencial e agora, mais do que nunca, exige atenção especial. E a Companhia reforça seu compromisso com o Cliente: https://youtu.be/2nowM5-rOBk

Procurada, a Latam informa que está retomando gradualmente os seus voos em todo o Brasil e que avalia constantemente a sua malha aérea mínima essencial para enfrentar os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

Confira nota encaminhada pela Latam:

O Grupo LATAM Airlines agiu proativamente desde março de 2020 para assegurar o cuidado com as pessoas durante toda a crise da Covid-19. Clique aqui para conferir como a LATAM já adotou as melhores medidas mundiais de higiene e distanciamento social recomendadas por IATA e OMS.

Além de filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões de check-in, distribuição de álcool gel, obrigatoriedade do uso de máscaras a bordo, a LATAM adotou novos processos de limpeza e desinfecção profunda das aeronaves, equipadas com filtros que renovam o ar a bordo, além de novos protocolos de atendimento para promover a menor interação física possível com os passageiros. Confira aqui um infográfico com mais detalhes sobre a eficiência do HEPA.

A reportagem também questionou a Azul sobre a estratégia adotada para a retomada de voos, mas não houve resposta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]