
Ouça este conteúdo
O Grupo Zonta inaugurou nesta sexta-feira (12) o Condor Mercês, um dos maiores empreendimentos comerciais já construídos pela rede em Curitiba. Com aporte superior a R$ 100 milhões, o complexo soma quase 30 mil metros quadrados e reúne supermercado, estacionamento em três pavimentos e 29 operações de serviços e alimentação. A nova unidade marca a 40ª loja do Condor na capital e Região Metropolitana e celebra os 51 anos de atuação da rede no mercado paranaense.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Para o presidente do Grupo Zonta, Pedro Joanir Zonta, a abertura tem forte valor simbólico. “Curitiba é o nosso berço. Tenho uma gratidão eterna por todos os curitibanos que prestigiam o Condor e que fizeram do grupo o que ele é hoje”, afirmou. O Condor Mercês conta com 4 mil metros quadrados de área de vendas, três pavimentos de estacionamento e capacidade para até 6 mil veículos rotativos ao dia. O espaço também está preparado para uma segunda fase, que inclui a instalação de duas torres comerciais.
Estrutura moderna e experiência ampliada para o cliente estão presentes no Condor Mercês
O projeto arquitetônico, concebido especialmente para o empreendimento, aposta em iluminação natural, fachadas de vidro e ambientação planejada para tornar a circulação mais fluida. Logo na entrada, um circuito de LED conduz o cliente pelos corredores principais do Condor Mercês, enquanto setores como perfumaria, hortifruti e Mundo Saudável receberam mobiliário próprio e iluminação diferenciada.
O hortifruti ocupa área central e é iluminado com lâmpadas que simulam a luz do dia, destacando cores e texturas. Já a perfumaria ganhou colunas iluminadas para valorizar lançamentos. O Condor Mercês também reúne o setor "Casa" ampliado e um espaço de bebidas com organização por origem e temperatura, além das tradicionais padaria, confeitaria, rotisseria e o açougue com cortes especiais.
Outro pilar da nova unidade é a sustentabilidade. Os refrigeradores utilizam gases que não agridem o meio ambiente, contam com portas para preservar produtos e evitar desperdícios e são complementados por sistemas de ventilação e vedação que reduzem consumo e ruídos. O empreendimento possui captação de água da chuva para uso em áreas não potáveis.
Zonta destaca que a concepção visual da loja Condor Mercês contou com participação direta de seus filhos. “Eles foram buscar novidades com os arquitetos e o resultado está aí. É uma loja moderna, pensada nos detalhes, sem abrir mão da nossa essência”, afirmou.
VEJA TAMBÉM:
Inauguração movimenta a economia e simboliza confiança de empresários no Paraná
A inauguração do Condor Mercês também reflete o momento econômico do estado, segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), que representou o governador Ratinho Junior (PSD) na cerimônia. “Empresários como o Joanir fazem o Paraná terminar 2025 com o maior crescimento econômico do Brasil. O Condor é a cara de Curitiba”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma (PSD), reforçou o impacto social do grupo. Ele lembrou que o Condor é parceiro histórico de campanhas da prefeitura e do Natal de Curitiba. “Estamos ganhando um presente para a cidade. O Condor Mercês é inovador, sustentável e gera emprego e oportunidades”, afirmou.
Mesmo diante de um cenário econômico considerado desafiador, Zonta ressalta que a rede mantém ritmo de investimento. Ele aponta a insegurança jurídica e a alta da taxa Selic como entraves para o país crescer, mas afirma que o Condor segue uma estratégia própria. “Tudo o que o Condor gera, eu invisto no Condor. Foi assim que crescemos nos últimos 51 anos.”
Com a nova loja, o Grupo Zonta passa a operar 109 unidades de negócios em 24 cidades e dois estados, empregando cerca de 14 mil pessoas e atendendo mais de 60 milhões de clientes por ano. Segundo Zonta, mais oito lojas devem ser inauguradas nos próximos meses.





