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Travessia Caiobá-Guaratuba

Consulta pública do ferry-boat recebe 500 sugestões; prazo é prorrogado

  • PorBrunno Brugnolo, especial para a Gazeta do Povo
  • 04/03/2020 10:10
Ferry-boat liga Guaratuba à PR-412.
Ferry-boat liga Guaratuba à PR-412.| Foto: Jorge Woll/DER

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) estendeu até a próxima segunda-feira (9) a consulta pública com envio de sugestões para a travessia da baía de Guaratuba. Inicialmente o prazo final venceria nesta quarta-feira (4).

Os usuários do ferry-boat entre Guaratuba e Caiobá, no Litoral do estado, podem enviar suas considerações pelo site da Agepar. Desde o início do processo, no começo de fevereiro, a agência recebeu cerca de 500 contribuições.

Após o fim da consulta serão realizadas três audiências públicas ainda neste mês: dia 25 (quarta-feira) em Curitiba, dia 27 (sexta-feira) em Matinhos e dia 28 (sábado) em Guaratuba.

O atual contrato – prorrogado emergencialmente ano passado – vai até abril deste ano. O novo edital prevê um prazo de concessão de 10 anos e incluirá cláusulas que levam em conta a possibilidade da construção da ponte de Guaratuba.

O que deve ser modernizado

Na proposta inicial do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a nova concessão do ferry-boat deverá ter uma série de melhorias, que envolvem aumento de segurança e conforto para usuários e funcionários, melhoria do aspecto estético da embarcação, precisão no controle de tráfego, mais praticidade no pagamento de tarifas, além de maior acessibilidade e proteção ambiental.

A ideia é que seja feita a reconstrução das bilheterias e que o serviço passe a aceitar cartões de crédito e débito, além de compra antecipada por meio eletrônico como medida para atenuar as costumeiras filas no verão. Uma sede do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) também deve ser erguida no lado da Prainha (acesso a Matinhos).

Entre as medidas de segurança está previsto um sistema de câmaras com reconhecimento de objetos, pessoas e placas, e novos balaústres contra possíveis queda de veículos e de passageiros – há dois anos um homem morreu ao cair no mar. A iluminação também deve ser trocada por lâmpadas de LED.

A elevação do padrão para um modelo compatível à atualidade, também prevê internet wi-fi, captação da água da chuva e monitoramento das viagens em tempo real por GPS.

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Comentários [ 8 ]

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  • W

    WILSON ZETI

    ± 15 horas

    Vá por Garuva.

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      Honore de balzac

      ± 2 dias

      Vamos continuar sonhando......

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      • R

        Renato Krupa

        ± 2 dias

        Acho que construir a ponte sai bem mais barato do que tentar "modernizar" o ferry-boat. Só acho...

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        • S

          Sr. Walker

          ± 2 dias

          Meu Deus do céu. Isso é um amontoado de asneiras. Eita governadorzinho fraquinho e pobrinho de ideias.

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          • T

            TEZO

            ± 2 dias

            Queremos é a ponte , não travessia de ferry- boat sai governo entra governo e a ponte nada.Vamos pressionar os deputados e o governador para o bem do desenvolvimento de nossas praias.Estamos muito atrasados perante Santa Catarina.

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            • M

              Marcelo

              ± 2 dias

              Sai governo no Paraná e entra governo novo, é continua a mesma coisa. Este Ratinho e a maior decepção de governo, pois incluiu uma lista enorme de projetos no Litoral Paranaense, é com certeza não vai concluir NADA. A governo da 10 anos, para o vencedor da concessão fazer melhorias , vocês acham que ele vai fazer alguma obra gente. O governo acham os parananenses bobos.

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              • D

                Diego Morelli

                ± 2 dias

                Deixa eu ver se entendi. O governo quer dar mais 10 anos de concessão para a empresa ganhadora e exigir a construção de uma ponte, ou pelo menos prevê a construção né? Certo, a empresa vencedora constrói a ponte e aposenta o ferry boat, e eles cobram pedágio para atravessarmos a ponte? Até por que uma empresa não vai construir algo e deixar de cobrar pela construção. Resumindo, conversa pra boi dormir. O governo tem que tomar vergonha na cara e construir a ponte e colocar nosso estado no crescimento junto a SC. Acorda governador, que história mais sem pé e cabeça. Nem precisa de consulta pública pra saberem que a ponte já deveria existir.

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                • J

                  Jack

                  ± 2 dias

                  e a ponte?

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