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Coronavírus

Internet: redução da qualidade do streaming alivia pressão sobre o sistema

  • Por Juliana Fontes
  • 09/04/2020 13:00
Internet: redução da qualidade do streaming alivia pressão sobre o sistema
| Foto: Marcelo Andrade / Arquivo Gazeta do Povo

Empresas do setor de telecomunicações identificaram aumento no consumo da internet banda larga desde o início do período de isolamento social por conta do coronavírus. No Paraná, a Copel Telecom chegou a registrar um pico de alta de 11% em março. Outras companhias do setor, como Claro e Tim não citaram números, mas confirmaram o crescimento do uso da internet e afirmaram que, por enquanto, não há riscos da falta dos serviços aos consumidores.

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Por meio da assessoria de imprensa, a Copel Telecom explicou que apesar do pico de 11% acima do normal no consumo desde o dia 21 de março - e que durou 10 dias nessa porcentagem - o fornecimento continua normal. Desde o dia 1º de abril, muito por conta na diminuição da resolução das imagens de serviços de streaming como GloboPlay e Netflix, o aumento no consumo se estabilizou em 6%.

“Temos tomado todas as precauções necessárias para garantir a conectividade com a mesma qualidade e desempenho. Aumentamos a banda ‘comprada’ dos nossos fornecedores o que, até o momento, tem se mostrado suficiente e estamos monitorando diariamente os gráficos de banda X consumo, portanto não existe risco de queda por conta do consumo exacerbado dos últimos dias”, informou a empresa.

Por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e do Serviço Móvel Celular e Pessoal - SindiTelebrasil - a Claro e a Tim esclareceram que monitoram o aumento do uso da internet e mantêm um planejamento para caso seja necessário aumentar a oferta dos serviços. Os números do consumo no Paraná, bem como o aumento, não foram repassados, apesar de a assessoria confirmar a alta.

“Os Centros de Gerência de Rede das empresas estão permanentemente monitorando o uso das redes de acesso e transporte para garantir a conectividade e acesso a serviços digitais. Esse monitoramento permite, se necessário, implementar rotinas de contingenciamento e redirecionamento de tráfego para mitigar eventuais situações de congestionamento. (...) até o momento, não foram identificados registros de problemas”, diz trecho da nota enviada à reportagem.

Leia a nota da SindiTelebrasil na íntegra:

Os Centros de Gerência de Rede das empresas estão permanentemente monitorando o uso das redes de acesso e transporte para garantir a conectividade e acesso a serviços digitais. Esse monitoramento permite, se necessário, implementar rotinas de contingenciamento e redirecionamento de tráfego para mitigar eventuais situações de congestionamento.

A capacidade das redes de telecomunicações não é infinita, mas as empresas estão envidando todos os esforços para manter a segurança, a estabilidade e o funcionamento das redes e, até o momento, não foram identificados registros de problemas.

Importante ressaltar que as prestadoras estão cumprindo todas as recomendações e orientações da OMS e das autoridades de saúde brasileiras e tomando relevantes iniciativas no auxílio ao combate ao novo coronavírus como ações para ampliar o acesso aos serviços para os usuários, campanhas de informação à sociedade e políticas internas para preservar os funcionários das empresas.

O SindiTelebrasil e as empresas se colocaram à disposição do Governo Federal e da Anatel para detalhar e discutir novas medidas complementares que se fizerem necessárias e para colaborar com o Executivo Federal ou com eventuais Comitês e Grupos de Crise.

Reforçamos que a atuação do setor de telecomunicações é estratégica e fundamental neste momento de reclusão da população e que as empresas necessitam seguir operando para minimizar os impactos na economia do país.

Estamos vivendo um cenário imprevisível no qual temos que concentrar esforços na saúde das pessoas, na estabilidade da rede e na eficácia do atendimento compatível com a situação.

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Comentários [ 4 ]

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  • M

    Marcelo

    ± 6 horas

    Tenho Vivo Fibra, não percebi qualquer instabilidade.

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    • F

      FRANCIELY

      ± 20 horas

      Estudar que é bom nada, ler livros nem pensar, mas ficar dependurados na globo e no netflix ficam né!

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      • Z

        Zé Costa.

        ± 22 horas

        Que porcaria de serviço de internet que nós temos , na hora que precisa ,não serve para nada . É uma prestação de serviço, vergonhosa ,como todas as prestações de servico no Brasil ,não existe concorrência, não existe mercado exigente , e não existe vigilância do poder concedente !

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        1 Respostas
        • O

          O Mito

          ± 21 horas

          Huahuahauhuahau!

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