• Carregando...
Problema ambiental se torna solução nas unidades da Copacol.
Problema ambiental se torna solução nas unidades da Copacol.| Foto: Divulgação/Copacol

A cooperativa Copacol tem buscado transformar o que seria um problema ambiental em uma solução eficiente. No último ano, a empresa produziu 352,2 mil cabeças de suínos, uma alta produção que gera uma grande quantidade de dejetos. Estima-se que um suíno em fase de terminação (quando os suínos são alimentados para alcançarem as características exigidas pelo mercado), de 25 a 100 quilos, pode produzir até sete litros de dejetos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Pensando em resolver esse problema, os dejetos de suínos estão se tornando fonte renovável de energia. A iniciativa é capaz de manter as lâmpadas acesas e máquinas por 24 horas. A cooperativa instalou biodigestores em todas as unidades para captar o biogás produzido pelos dejetos e transformar em energia elétrica. O investimento foi de R$ 15,1 milhões.

“O projeto está em funcionamento. Os dejetos de suínos e resíduos são transformados em energia elétrica. Estamos conseguindo assim dar um destino correto [aos dejetos]. Isso é uma economia de R$ 6 milhões, por ano, para a cooperativa”, explica o presidente da Copacol, Valter Pitol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]