• Carregando...
O que está sendo feito para que a internet não trave com tanta gente em casa por causa do coronavírus
Copel Telecom deverá mudar de nome no início de 2022| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Copel Telecom, em parceria com a Sercomtel, antiga companhia telefônica de Londrina, lançou nesta quinta-feira (9) o projeto Missão 100% Fibra. O objetivo do projeto é cobrir Londrina e mais 14 municípios das regiões Norte, Noroeste e Norte Pioneiro do Paraná com fibra óptica, o que vai possibilitar o acesso à internet em alta velocidade.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

O investimento previsto é de R$ 195 milhões, e mais de três mil quilômetros de fibras ópticas devem ser totalmente instalados até o fim de 2022.

No leilão do 5G, realizado no começo de novembro, a Sercomtel foi habilitada para operar nos estados da região Norte do país e nas cidades com mais de 30 mil habitantes no estado de São Paulo. Já a Copel Telecom arrematou o lote com os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O projeto Missão 100% Fibra cobre, além de Londrina, os municípios de Ibiporã, Astorga, Cambé, Arapongas, Bandeirantes, Jataizinho, Jacarezinho, Mandaguari, Sabáudia, Sarandi, Tamarana, Rolândia e Santo Antônio da Platina. À Sercomtel, de acordo com o projeto, caberá viabilizar a oferta dos produtos e serviços de acesso à internet. Já a Copel Telecom será a responsável pelo trabalho de implantação da infraestrutura.

As obras de expansão devem ser iniciadas ainda neste mês de dezembro, pela região leste de Londrina. Além da área urbana da cidade, os distritos rurais também farão parte da rede de fibra óptica. A medida foi comemorada pelo prefeito Marcelo Belinati. “É um momento histórico para Londrina, que será a primeira cidade do Brasil 100% com fibra ótica. Isso significa uma internet de qualidade, com um preço bom, alçando Londrina para o país inteiro como uma cidade que desenvolve a tecnologia e tem condições de receber empresas e indústrias”, afirmou.

Mais de 120 mil clientes de Londrina trocarão ADSL por fibra óptica

Segundo o CEO da Sercomtel, Márcio Tiago Arruda, há cerca de 120 mil clientes da companhia que atualmente têm acesso à internet por meio da tecnologia ADSL de banda larga. O impacto para estes usuários, garante Arruda, será positivo. “Migrar esses clientes será a parte mais fácil e a grande razão de estarmos digitalizando 100% da cidade. Os cabos metálicos de internet ADSL não oferecem um nível de velocidade que o londrinense merece, e com a fibra ótica é possível atingir 500 Mega ou até 1 Giga”, explicou.

Para o diretor-presidente da Copel Telecom, Wendell Oliveira, o objetivo maior do projeto é oferecer internet com mais velocidade e estabilidade aos usuários, mesmo que estes estejam em áreas rurais remotas dos municípios. “Seja com fibra ótica ou com 5G, queremos iluminar essas pessoas e inseri-las no mundo digital. O plano é atingir mais de 1 milhão e 200 mil pessoas, e teremos a oportunidade de conectá-los com a fibra ótica. Não é um trabalho simples, demanda um investimento grande na área de equipamentos, e o desafio é organizar toda a parte de execução. Mas sabemos fazer, já fizemos no Paraná inteiro, e acredito que a gente vai concluir com muito sucesso”, declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]