Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Multas

Curitiba inicia testes de nova sinalização de radares de trânsito

Radares Curitiba
Radares em Curitiba terão nova sinalização na pista e nos postes. (Foto: Pedro Ribas/Prefeitura de Curitiba)

Ouça este conteúdo

A prefeitura de Curitiba começou a testar nesta sexta-feira (24) uma nova sinalização nos locais onde há radares de trânsito. Além de adesivos refletivos em vermelho nos postes, a pista será pintada com tinta termoplástica com o aviso da presença do radar, a uma distância de 15 a 20 metros do equipamento.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Os primeiros testes serão feitos na Avenida Nossa Senhora da Luz, na altura do número 1.840, no bairro Jardim Social. Esse ponto é um dos que mais registram infrações de trânsito entre os motoristas, na cidade. Segundo a prefeitura, os resultados desses testes serão utilizados para definir as sinalizações definitivas nos 155 pontos com radares em Curitiba.

O reforço na sinalização foi uma promessa do prefeito Eduardo Pimentel (PSD) durante a campanha nas eleições municipais de 2024. Em vários momentos ele insistiu que os radares devem ser “orientativos” e não “punitivos”. Só em 2024, a prefeitura arrecadou R$ 235,9 milhões com multas de trânsito — nesse valor estão todos os tipos de multa, incluindo radares.

“Queremos mostrar para os motoristas que os radares estão aqui para orientar e não para gerar discussões sobre uma suposta indústria da multa”, disse o prefeito. Todos os radares em Curitiba contam com placas suspensas em semipórticos, que indicam a fiscalização eletrônica e a velocidade máxima permitida, além de legendas de velocidade pintadas no pavimento e placas de limite de velocidade próximas aos equipamentos, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.