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Curitiba corta tempo de espera por médicos especialistas e amplia consultas do SUS

Curitiba reduz fila de espera por especialidades em quase 40%; oftalmologia foi ainda maior e chega a 61,5%
Curitiba reduz fila de espera por especialidades médicas em quase 40%. (Foto: Ricardo Marajó/Prefeitura de Curitiba)

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A fila de espera por consultas e exames especializados no SUS de Curitiba registrou uma queda de quase 40%. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que o número de pacientes que estavam na fila de espera por especialistas passou de 201.578 em dezembro de 2024 para 123.304 em agosto de 2025.

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O resultado é atribuído ao Programa Especialidades em Ação, lançado em abril deste ano, que ampliou a oferta de serviços e reorganizou o fluxo de atendimento. Segundo a secretária municipal de Saúde, Tatiane Filipak, a iniciativa tem permitido que o paciente passe por diferentes etapas do diagnóstico em um mesmo dia, otimizando o tempo e diminuindo a fila.

“Quando o agendamento sai, o paciente é chamado para realizar, num mesmo período, a consulta e os exames necessários. Ele precisa disponibilizar um pouco mais de tempo naquele dia, mas sai com sua situação resolvida, sem precisar entrar em uma nova fila”, explica a secretária.

Oftalmologia tem queda na fila de espera superior a 60%

Entre as especialidades, o destaque é a oftalmologia geral, historicamente a mais procurada. Em janeiro de 2025, 47.780 pacientes aguardavam atendimento nessa área. O número caiu para 18.397 – redução de 61,5% em apenas sete meses.

Outro avanço ocorreu nos exames de ultrassonografia. A fila, que em janeiro tinha 31.518 pessoas, foi reduzida para apenas 1.380 em agosto. O tempo médio de espera, que era de 115 dias, caiu para 28 dias.

De forma geral, o tempo médio de espera por especialidades caiu de 60 para 49 dias entre dezembro de 2024 e agosto de 2025. O programa também ampliou a capacidade de atendimento em áreas com maior demanda, como oncologia, ortopedia, cardiologia e otorrinolaringologia. O número de consultas mensais nessas especialidades passou de 15 mil para 27 mil – crescimento de 80%, conforme informações da prefeitura.

Houve ainda expansão na oferta de exames, afirma a gestão municipal. Entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, a rede curitibana passou de 11.743 para 17.283 procedimentos mensais, uma alta de 47%.

A secretária destaca a adesão de Curitiba a programas do Ministério da Saúde, como o "Mais Acesso a Especialistas" e o "Agora Tem Especialistas", que criaram as chamadas Ofertas de Cuidado Integrado (OCI). Esse modelo permite que, em vez de aguardar em filas diferentes para consulta, exame e procedimento, o paciente tenha acesso a tudo no mesmo ciclo de atendimento.

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Tecnologia ajuda a reduzir espera por especialistas

Outra estratégia que contribuiu para a redução da fila de espera por especialistas foi a intensificação da telerregulação. Nesse modelo, médicos da atenção primária compartilham os casos com especialistas reguladores, que decidem se o paciente precisa de encaminhamento para consulta presencial ou se pode ser acompanhado na unidade básica.

“O sistema qualifica a fila, garantindo que quem precisa seja atendido com prioridade e evitando encaminhamentos desnecessários”, afirma a secretária da Saúde. Nos últimos meses, a telerregulação foi expandida para áreas como otorrinolaringologia e dermatologia.

A prefeitura acompanha a satisfação dos usuários pelo aplicativo "Saúde Já Curitiba". Em janeiro de 2025, a nota média atribuída aos serviços de especialidades era de 4,49 (equivalente a 8,98 numa escala até 10). Em agosto, a média subiu para 4,60 – equivalente a 9,2, informa o órgão.

Para a secretária Tatiane Filipak, a melhora reflete a percepção dos usuários em relação à maior agilidade no atendimento. “O acesso mais rápido às especialidades resulta em intervenções oportunas, com menos complicações e maior chance de sucesso terapêutico”, destaca.

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Filas são monitoradas pela secretaria

O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) atribui o resultado ao esforço conjunto da administração municipal. “A fila por especialidades é dinâmica, mas temos hoje um controle rigoroso, com acompanhamento dos pacientes e agilidade no atendimento. Vamos continuar investindo para melhorar ainda mais esse serviço essencial”, afirmou.

Ele reforça que a redução da fila de espera por especialistas é fruto de planejamento. “Temos esse resultado concreto. É gestão com foco, planejamento e prioridade onde mais importa. É compromisso de campanha se tornando realidade. É respeito para quem depende e utiliza o SUS Curitibano. Isso não aconteceu por acaso, foi resultado de uma força-tarefa coordenada, com mais oferta de consultas e exames.”

A prefeitura prevê novos credenciamentos para ampliar a rede de prestadores, especialmente em oftalmologia, além da continuidade do aumento de oferta de exames e consultas. Segundo Tatiane Filipak, o monitoramento das filas é constante. “Nosso objetivo é manter o atendimento ágil e humanizado, garantindo que os pacientes recebam cuidado em tempo oportuno, conforme sua necessidade clínica”.

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