• Carregando...
torre de transmissão de energia
Torre de transmissão de energia.| Foto: Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo

Os órgãos da administração pública estadual direta e indireta no Paraná devem atualizar algumas condutas no sentido de reduzir o consumo de energia elétrica. A determinação faz parte de um decreto assinado pelo governo do estado nesta quarta-feira (6), com diretrizes que determinam uma meta de diminuição entre 10% e 20% nas contas de luz entre os meses de outubro de 2021 e julho de 2022.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

São oito as diretrizes elencadas pelo decreto para atingir a meta de economia de energia. As ações serão voltadas para otimizar o uso de aparelhos de ar-condicionado; iluminação artificial; computadores e equipamentos eletrônicos; geladeiras e congeladores; elevadores; filtros e bebedouros e na compra de equipamentos e contratação de serviços.

Algumas das medidas propostas são bem conhecidas, como manter desligadas as lâmpadas em ambientes vazios ou deixar as janelas abertas em dias de temperaturas amenas. Outras são mais técnicas, como avaliar “a necessidade de modulação da renovação de ar em função do nível de ocupação do ambiente, com o uso de sensores de CO2”, como descrito no decreto.

O acompanhamento dessas metas será feito por um grupo especial a ser criado especificamente para este fim. Cada órgão deverá ter o seu próprio grupo de acompanhamento, que vai assessorar e monitorar os servidores quanto à adoção dessas medidas de economia.

As Sociedades de Economia Mista, como a Copel e a Sanepar; as Empresas Públicas, como o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a administração dos portos de Paranaguá e Antonina (APPA); e os Serviços Sociais Autônomos, como o Simepar e a ParanáPrevidência, não são obrigadas a seguirem as determinações do decreto. Porém, o texto legal sugere que esses entes colaborem com a economia, realizando estudos de viabilidade para adoção das medidas.

“O país inteiro enfrenta uma situação de crise hidroenergética, e o Paraná está em emergência hídrica. Estas medidas que vamos adotar internamente vão se somar ao esforço realizado pela população para redução do consumo de energia elétrica, uma necessidade para superar a situação atual”, explicou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]