• Carregando...
Presidente compara ataques de Israel ao grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto.
Presidente compara ataques de Israel ao grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deputados paranaenses e vereadores de Curitiba criticaram a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após ele comparar os ataques de Israel ao grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto, política de extermínio de judeus implementada pelo ditador alemão Adolf Hitler. Por outro lado, parlamentares partidários de Lula saíram em defesa do petista apesar da repercussão negativa das declarações do presidente brasileiro.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

O deputado estadual Ney Leprevost (União) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (20), uma “Moção de Desagravo” aos comentários de Lula sobre as ações do Exército de Israel em Gaza. “Nada pode ser comparado ao Holocausto. Os crimes praticados pelos nazistas contra judeus, cristãos, ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência foram a maior atrocidade de todos os tempos e requerem condenação veemente para que jamais se repitam”, declara o parlamentar.

Já o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) classifica a fala de Lula como preconceituosa e antissemita com consequências internacionais. "Além de desrespeitar as minorias judaicas brasileiras que ele deveria representar, o presidente fecha as portas políticas e comerciais com um país que tem alto valor histórico e econômico", ressalta.

A comparação de Lula ao Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial também repercutiu na Câmara dos Vereadores de Curitiba. “No último domingo (18), nos deparamos com mais uma aberração do presidente da República. Em uma comparação infeliz, para não dizer criminosa, demonstrou adotar a liderança do antissemitismo no Brasil”, critica o vereador Pier Petruzziello (PP).

“Sua fala irresponsável, Lula, além de ofender milhões de judeus e envergonhar a todos os brasileiros, desmoraliza o Brasil no mundo diplomático e nos distancia das negociações pela tão desejada paz”, acrescentou a vereadora Amália Tortato (Novo).

Ezequias Barros (PMB) cobrou o pedido de desculpas e a retratação público do presidente da República após o comentário em viagem internacional. “Só quem não conhece a história faz um comentário terrível como esse.”

“Lula tem razão!”, defende deputado

Pelas redes sociais, o deputado Arilson Chiorato (PT) afirmou que “Lula tem razão” sobre a comparação com o Holocausto e criticou a "distorção de fatos" no episódio com repercussão internacional.

"Lula tem razão! O extermínio contra o povo palestino precisa acabar. Mais de 25 mil palestinos já foram vítimas desse massacre de ódio e preconceito, a maioria mulheres e crianças. A crítica não é aos judeus, mas ao governo do carrasco Netanyahu", declarou pelas redes sociais.

"Quando o presidente Lula compara o que está acontecendo com os fatos que ocorreram num outro momento, ele está falando do mau comportamento do carrasco do presidente de Israel e está falando do seu governo de extrema direita que persegue o povo palestino”, afirmou Chiorato, presidente estadual do PT, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa.

Vereadora de Curitiba, Professora Josete (PT) alega que a fala do presidente foi contaminada pela polarização e distorcida por opositores ao governo petista. “Muitos esquecem que Lula sempre se colocou contra o terrorismo do Hamas e contra a guerra. Pessoas estão sendo bombardeadas e mortas, o governo de Israel está promovendo, sim, um genocídio”, defende.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]