O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do governo do Paraná, assinou os contratos de conservação do pavimento e faixa de domínio das rodovias estaduais que antes eram administradas por concessionárias de pedágio do Anel de Integração. As concessões chegaram ao fim no mês passado e um novo leilão só deve ser realizado no final de 2022, pelo governo federal.
A licitação foi dividida em cinco blocos, que abarcam um total de 964,52 quilômetros de estradas: Região Metropolitana de Curitiba e Litoral (lote 1); Campos Gerais (lote 2); Norte (lote 3); Noroeste (lote 4); e Oeste (lote 5). O Consórcio Conserva Paraná, composto pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Eireli e Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda, vai realizar os serviços nos lotes 1, 2 e 5, enquanto a empresa Asphalt Pavimentação Asfáltica Eireli foi contratada para atender os lotes 3 e 4.
Com a assinatura dos contratos, as empresas devem apresentar ao DER um plano de trabalho definindo a sequência em que os serviços serão realizados, indicando épocas, locais e tipos de serviços, levando em consideração a condição do pavimento e o volume de tráfego de cada trecho.
De acordo com o DER, os serviços de conservação do pavimento incluem remendos superficiais e profundos, reperfilagem e microrrevestimento. Já nos serviços de conservação da faixa de domínio, será realizado o controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem, e limpeza e recomposição da sinalização e de dispositivos de segurança viária.
O valor total dos cinco lotes ficou em R$ 93.491.447,26 para execução de serviços ao longo de 730 dias (dois anos). Mas, de acordo com o DER, como há perspectiva de lançamento do novo programa de concessões rodoviárias do governo federal no final do ano que vem, o valor executado pode ficar abaixo do total. Está prevista a possibilidade de rescisão contratual, sem penalidades para as partes envolvidas.
Além disso, ainda está em andamento a licitação para contratação de serviços de guincho leve e pesado, para desobstrução de pista e remoção de veículos, além de socorro mecânico, para atender as rodovias estaduais e federais do Anel de Integração.
-
Mais de 400 atingidos: entenda a dimensão do relatório com as decisões sigilosas de Moraes
-
Leia o relatório completo da Câmara dos EUA que acusa Moraes de censurar direita no X
-
Revelações de Musk: as vozes caladas por Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
-
Em jogo ousado, Lula blinda ministros do PT e limita espaços do Centrão no governo
Decisão de Moraes derrubou contas de deputado por banner de palestra com ministros do STF
Petrobras retoma fábrica de fertilizantes no Paraná
Alep aprova acordos para membros do MP que cometerem infrações de “menor gravidade”
Após desmoronamento, BR-277 em Guarapuava ficará ao menos uma semana com bloqueio parcial
Deixe sua opinião