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DER publica resultado de licitação para conservar estradas até leilão do pedágio
| Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do governo do Paraná publicou nesta quinta-feira (18) o resultado final da licitação aberta para definir as empresas que farão o serviço de conservação das rodovias estaduais do Anel de Integração, após o término dos contratos com as concessionárias de pedágio, no próximo dia 27. A publicação em Diário Oficial dá início a um prazo de cinco dias úteis para eventuais recursos.

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A licitação foi dividida em cinco blocos, que abarcam um total de 964,52 quilômetros de estradas: Região Metropolitana de Curitiba e Litoral (lote 1); Campos Gerais (lote 2); Norte (lote 3); Noroeste (lote 4); e Oeste (lote 5). O Consórcio Conserva Paraná, composto pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Eireli e Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda, foi o vencedor dos lotes 1, 2 e 5. A empresa Asphalt Pavimentação Asfáltica Eireli venceu os lotes 3 e 4. Ambos apresentaram a proposta de preço mais vantajosa e tiveram sua documentação de habilitação aprovada pela comissão de julgamento.

O valor total dos cinco lotes ficou em R$ 93.491.447,26 para execução de serviços ao longo de 730 dias (dois anos). Mas, de acordo com o DER, como há perspectiva de lançamento do novo programa de concessões rodoviárias do governo federal no final do ano que vem, o valor executado pode ficar abaixo do total. Está prevista a possibilidade de rescisão contratual, sem penalidades para as partes envolvidas.

Segundo o DER, os serviços rotineiros de conservação do pavimento incluem remendos superficiais e profundos, reperfilagem e microrrevestimento. Já nos serviços de conservação da faixa de domínio, será realizado o controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem, e limpeza e recomposição da sinalização e dispositivos de segurança viária.

O governo federal também abriu um pacote de licitações para contratar empresas responsáveis pela conservação das estradas federais do Anel de Integração, mas elas ainda estão em andamento.

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