• Carregando...
Copel já tem data para concretizar modelo "corporação" na Bolsa de Valores de São Paulo.
Companhia informou que vai hibernar a unidade e zerar a emissão de CO2| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) suspendeu a operação comercial da Usina Termelétrica de Figueira, localizada no município de mesmo nome, no Norte Pioneiro do Paraná, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O despacho foi publicado nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp 

Segundo a Copel, a termelétrica de 20 MW de potência instalada, movida a carvão mineral, não tem contratos de fornecimento de energia vigentes. Assim, a companhia vai hibernar a unidade e zerar a emissão de CO2. 

“A decisão é parte da estratégia da companhia de descarbonizar a sua matriz de geração de energia”, informa a Copel em nota.

Em outubro de 2023, a companhia protocolou documento no Ministério das Minas e Energia (MME) sobre a intenção de devolver a concessão da Usina Termelétrica Figueira à União, que tem baixa produção considerada irrelevante dentro do sistema da empresa.

Em dezembro do ano passado, o Grupo Copel comunicou ao mercado a venda de 81,2% de participação da Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) para a Âmbar Energia S.A. A unidade está localizada na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

A Petrobras é detentora de 18,8% do capital social da usina e comunicou, na última sexta-feira (23), que decidiu vender sua participação acionária na UEGA, que passará a ser 100% administrada pela Âmbar Energia, empresa do Grupo J&F, administrado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]