Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova orla de Guaratuba

Paraná promete uma das maiores intervenções no litoral; veja detalhes do projeto

Revitalização da orla de Guaratuba prevê estruturas urbanas e soluções para os problemas de erosão e escoamento de águas pluviais.
Revitalização da orla de Guaratuba (PR) prevê estruturas urbanas e soluções para os problemas de erosão e escoamento de águas pluviais. (Foto: Projeção/Instituto Água e Terra-PR)

Ouça este conteúdo

O governo do Paraná prepara a licitação para aquela que é considerada uma das maiores intervenções costeiras do estado. Com investimento estimado em R$ 247 milhões, o projeto técnico da nova orla de Guaratuba foi aprovado em um audiência pública no início de julho e prevê a reconfiguração de 4,7 quilômetros da zona litorânea. A proposta combina contenção da erosão, drenagem urbana e requalificação paisagística e segue para as etapas de licenciamento ambiental e contratação das obras.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Guaratuba responde por 14,5 km dos 90 km do litoral paranaense. A nova orla abrangerá as regiões da Praia Central, Prainha e Caieiras. O projeto é da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O projeto se estrutura em três eixos complementares. A primeira frente é a defesa costeira. Espigões, guias-correntes e headlands formarão barreiras que reorganizam o fluxo das ondas e reduzem a perda de areia — é uma réplica da técnica utilizada na praia de Matinhos e que será adaptada à dinâmica costeira de Guaratuba.

O investimento do estado em obras no litoral passa de R$ 1 bilhão, segundo a Secretaria de Cidades. “A construção da ponte, a revitalização da orla histórica — cujo projeto deve ir, em breve, para licitação — e a engorda das praias de Guaratuba — Central, Caieiras e Prainha — são ações do governo para desenvolver de forma igualitária o litoral paranaense. Já são mais de R$ 1 bilhão em obras nos últimos anos que turbinam o turismo e vão dar um dinamismo econômico como nunca experimentado por essa região”, afirma o secretário estadual das Cidades, Guto Silva.

Nova orla de Guaratuba terá praia mais larga, com 769 m³ de sedimentos para conter erosão.Nova orla de Guaratuba (PR) terá praia mais larga, com 769 m³ de sedimentos para conter erosão. (Foto: Projeção/Instituto Água e Terra-PR)

Projeto define alargamento da faixa de areia e contenções costeiras

Na Praia Central, o alargamento previsto é de 100 metros, com uso de mais de 769 mil metros cúbicos de sedimentos, dragados a 4,3 km da costa. O projeto inclui duas guias-correntes de 300 e 210 metros e um headland de 220 metros. Após debate público, a guia-corrente inicialmente prevista ao lado do Morro do Cristo foi deslocada para o entorno do Rio Brejatuba, próximo à Praia das Canoas.

Em Caieiras, as obras contemplam alargamento variável de até 80 metros, dragagem de 113 mil metros cúbicos e instalação de dois espigões. Um deles terá 80 metros ao norte e o outro, 180 metros ao centro. Além disso, um geobag (bolsa permeável de areia) com 330 metros protegerá a orla contra movimentações de sedimentos.

Na Prainha, a faixa de areia será ampliada com 85 mil metros cúbicos de sedimentos. O trecho receberá um headland de 75 metros a oeste, duas guias-correntes centrais com 170 metros e um espigão de 120 metros a leste. A escolha dos formatos e dimensões respeita as variações de topografia e regime de ondas de cada área.

VEJA TAMBÉM:

Nova orla de Guaratuba prevê drenagem urbana com tubulações de 2 km

O segundo eixo da intervenção é a drenagem urbana. A proposta prevê a implantação de sistemas de microdrenagem e macrodrenagem em toda a orla. Na Praia Central, serão construídos dois quilômetros de tubulações, com novas caixas de passagem e canalizações de maior capacidade. O objetivo é evitar alagamentos e acelerar o escoamento das águas pluviais.

Esse modelo segue o padrão já aplicado em Matinhos e replicado em Pontal do Paraná. Em todos os casos, a estratégia combina engenharia hidráulica com reorganização do espaço urbano. Assim, reduz o tempo de inundação e protege áreas residenciais e comerciais.

O terceiro eixo da obra é paisagístico e urbanístico. A orla ganhará novas calçadas, ciclovias, pistas de caminhada, áreas de lazer e arborização. A iluminação pública também será modernizada. As intervenções pretendem tornar a faixa litorânea mais acessível, segura e integrada ao cotidiano da cidade.

Orla histórica de Guaratuba: amplo deck de madeira vai facilitar a circulação de pedestres pela região.Orla histórica de Guaratuba: amplo deck de madeira vai facilitar a circulação de pedestres pela região. (Foto: Projeção/Instituto Água e Terra-PR)

Orla histórica também vai ganhar melhorias

Paralelamente, o governo do estado prepara outro investimento em Guaratuba. Com orçamento de R$ 25 milhões, o projeto de revitalização da orla histórica prevê obras em duas frentes. A etapa “terra” inclui pavimentação, calçadas acessíveis e paisagismo. A etapa “mar” prevê a construção de dois trapiches novos e readequação de outros três.

O projeto abrange 10,8 mil metros quadrados no entorno da Praça dos Namorados. Um deck de madeira ligará os espaços públicos e permitirá maior circulação de pedestres. O Instituto Água e Terra (IAT) já emitiu a Licença Ambiental Prévia. A licitação deve ocorrer neste segundo semestre de 2025 e as obras serão escalonadas até 2026, com ajuste ao calendário do verão.

“É um local historicamente frequentado pelos veranistas devido ao seu pôr do sol e que com essa revitalização vai ser ainda mais valorizado, sobretudo pelo turismo náutico, com mais pontos de atracação para as embarcações”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

A intervenção avança para bairros fora do centro histórico. Em Caieiras, o governo construirá um trapiche voltado à pesca artesanal e revitalizará a praça do bairro. Totens informativos criarão o espaço “Memórias Caiçaras”, com conteúdo sobre o patrimônio local. Em Prainha, o plano prevê um novo ponto de atracação para embarcações e reorganização da faixa litorânea.

VEJA TAMBÉM:

Obras da ponte de Guaratuba alcançam 65% de execução

Além das obras de revitalização da orla, as obras da ponte de Guaratuba avançam. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) informou que a execução alcançou 65%. Técnicos concluíram 54 das 64 estacas previstas e lançaram 88 das 105 vigas da superestrutura.

Obra da Ponte de Guaratuba alcança 65% de execução. Vão central conta com técnica que permite erguer grandes trechos sem pilares intermediários.Obra da ponte de Guaratuba alcança 65% de execução. (Foto: Arnaldo Neto/Agência de Notícias do Paraná)

A ponte terá 23 vãos, 1,2 mil metros de extensão e quatro faixas de tráfego. O traçado completo soma 3,07 quilômetros. A equipe constrói o vão central com a moderna técnica de balanço sucessivo. Esse método de alta precisão permite erguer grandes trechos sem pilares intermediários. Com isso, o projeto garante um vão livre de 160 metros, considerado ideal para a navegação segura na baía.

Com previsão de entrega em abril de 2026, a estrutura ligará Guaratuba e Matinhos com mais fluidez. O investimento é de R$ 386,9 milhões. A construção está sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.