• Carregando...
Vacinas contra Covid-19 produzidas pela parceria entre Pfizer e BioNTech chegaram em Curitiba na noite desta terça-feira (18)
Vacinas contra Covid-19 produzidas pela parceria entre Pfizer e BioNTech chegaram em Curitiba na noite desta terça-feira (18)| Foto: Gilson Abreu/AEN

O terceiro lote dos imunizantes contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech/Comirnaty, que chegou ao Paraná no início da noite desta terça-feira (18), será distribuído para as cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Colombo e São José dos Pinhais. Chegaram 39.780 doses no total. O primeiro lote, composto de 32.760 doses, chegou ao Paraná em 3 de maio e foi distribuído apenas na capital. Já no segundo lote (em 10 de maio, com 67.800 doses), os destinos foram ampliados: além de Curitiba, as cidades de Cascavel, Londrina e Maringá entraram na divisão.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

O imunizante da Pfizer exige cuidados especiais na logística. A longo prazo, as doses precisam de armazenamento a -70°C, temperatura que requer freezers de alta performance. No entanto, a vacina pode ficar armazenada a -20°C por até duas semanas, e ainda entre 2º e 8ºC por até cinco dias. Assim, as janelas de intervalo permitem que a vacina seja aplicada em municípios que não estejam equipados com os freezers ultracongelantes.

“Quando a dose chega ao Cemepar [Centro de Medicamentos do Paraná, onde é feita a logística para distribuição do Estado], ela está a -20°C. Quando são colocadas para transporte por avião, são conservadas em geladeiras comuns, de 2°C a 8°C, tendo cinco dias para serem aplicadas. Por isso, as prefeituras e secretarias municipais de saúde já precisam estar cientes disso, articulando rapidamente o público para receber essas vacinas”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“Optamos por colocar a Pfizer em cidades maiores, que têm em média um mínimo de 200 mil habitantes. Essa é a linha de corte para começar uma experiência de maior descentralização, trabalhando com esse prazo mais curto”, acrescentou o diretor-geral da secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior.

Neste terceiro lote, as vacinas da Pfizer são todas destinadas à primeira dose dos grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência. De acordo com a secretaria da Saúde, municípios que não recebem as doses deste imunizante são compensados na mesma proporção com doses das duas outras vacinas: Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) e Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]