Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral do Paraná

Duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Garuva tem construtora definida em pregão

PR-412 Guaratuba Garuva
Trecho a ser duplicado entre Guaratuba e Garuva tem pouco mais de 12km e custará R$ 237,3 milhões. (Foto: Divulgação / DER/PR)

Ouça este conteúdo

A Construtora Luiz Costa Ltda., do Rio Grande do Norte, foi a vencedora da disputa aberta pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) para as obras de duplicação da rodovia PR-412, entre Guaratuba e Garuva, na divisa com Santa Catarina. O nome da empresa escolhida foi divulgado nesta sexta-feira (24) após a sessão de disputa das propostas.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De acordo com o DER/PR, sete empresas se qualificaram para o pregão. A proposta da construtora potiguar foi de R$ 237,3 milhões, e foi considerada a vencedora na disputa. A empresa, que toca outras obras no Paraná, tem agora até o próximo dia 27 para encaminhar ao contratante uma planilha de preços atualizada e os documentos de habilitação exigidos em edital.

Pelas regras da concorrência eletrônica, que estipula o chamado regime de contratação integrada, caberá à empresa vencedora a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução da obra em si. O prazo previsto no contrato é de 30 meses, com os 12 primeiros destinados à elaboração dos projetos. Os 18 meses restantes, um ano e meio, serão utilizados pela construtora para executar a duplicação da PR-412.

Trecho a ser duplicado tem pouco mais de 12 km de extensão

O trecho a ser duplicado tem pouco mais de 12 km de extensão e começa no perímetro urbano de Guaratuba, onde hoje há uma rotatória. A estrutura será substituída por um viaduto, o que deve facilitar o tráfego de veículos em sentido a Garuva e ao estado de Santa Catarina.

De acordo com o projeto, uma nova pista será construída paralela à faixa de tráfego existente, que receberá uma restauração. O novo pavimento, detalha o edital, será flexível asfáltico, com 3,6 metros de largura em cada faixa de rolamento. Os acostamentos terão 2,5 metros de largura, na pista nova e na atual, e um canteiro de 2,2 metros de largura deparará os dois sentidos da via.

Entre as melhorias previstas para a PR-412 estão uma nova interseção no entroncamento com a PR-808 para acesso ao município catarinense de Itapoá. O módulo da Polícia Rodoviária Estadual será deslocado para este novo ponto, de onde será construída uma ciclovia até Guaratuba.

O projeto da duplicação da PR-412 prevê ainda três novos retornos. A ponte sobre o Rio da Praia será substituída por uma nova galeria em concreto. Há previsão para novos dispositivos de drenagem de águas na via, realocação de postes e da rede de saneamento, além de nova sinalização vertical e horizontal e redutores de velocidade.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.