
Ouça este conteúdo
O Electrolux Group inaugurou uma nova fábrica em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, marcando aquela que é considerada como a maior expansão da companhia na América Latina. O investimento de R$ 700 milhões consolida o Brasil como mercado estratégico para a empresa, que completa quase um século de atuação no país.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O projeto contou com apoio do programa "Paraná Competitivo", do governo do estado, que ofereceu incentivos fiscais como contrapartida aos investimentos e à geração de empregos. A nova unidade industrial ocupa cerca de 50 mil m² de área construída e, conforme o grupo empresarial, "nasce 100% sustentável", alinhada à meta de zerar emissões de carbono nas operações até 2033.
Toda a energia consumida será proveniente de fontes renováveis, e os veículos internos, como empilhadeiras e transpaleteiras, serão elétricos. Tecnologias de reaproveitamento de água permitem economia de 83% no consumo, diz a empresa, enquanto o projeto arquitetônico prioriza iluminação natural e bem-estar dos colaboradores, com janelas voltadas para áreas de bosque preservadas e sistema de controle de temperatura natural.

A unidade inicia a produção local de ventiladores e liquidificadores, antes importados, e terá capacidade para mais de 5 milhões de produtos por ano, representando 25% do faturamento da companhia em eletroportáteis no Brasil. O investimento inclui mais de R$ 37 milhões em pesquisa e desenvolvimento, voltados para inovação e competitividade.
Impacto econômico e social na região
O projeto promete impacto econômico e social de vulto para São José dos Pinhais e região. A primeira fase de instalação da nova fábrica da Electrolux gerou cerca de 400 empregos diretos, e o projeto completo deve criar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, com 90% dos profissionais vindos da cidade e da vizinha Fazenda Rio Grande. Além disso, a Electrolux afirma priorizar fornecedores locais, fortalecendo a cadeia produtiva da região.
“Quando uma empresa como a Electrolux decide investir no Paraná, outras empresas começam a chegar para o estado. Isso é um grande cartão de visita e fortalece nossa economia local”, afirma o governador Ratinho Junior (PSD).
Segundo Ramez Chamma, diretor de operações do Electrolux Group na América Latina, o projeto simboliza a ambição da marca com o crescimento sustentável. “Nosso compromisso é gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos, colocando o humano no centro do desenvolvimento do negócio. Estamos orgulhosos de contribuir para a economia local e criar oportunidades reais para a população de São José dos Pinhais e região”.
VEJA TAMBÉM:







