• Carregando...
Proposta de passaporte Covid para já vacinados será apreciada pelo Executivo de Curitiba
Proposta de passaporte Covid para já vacinados será apreciada pelo Executivo de Curitiba| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

Vereadores de Curitiba encaminharam à Prefeitura uma sugestão para que seja criado na cidade uma espécie de “passaporte Covid” ou passe-livre para quem já tomou as duas doses da vacina. Diferente da proposta feita no fim de abril na Assembleia Legislativa, na qual deputados estaduais propuseram uma série de restrições a quem não se imunizar, a ideia discutida na Câmara Municipal de Curitiba é oferecer certos privilégios aos vacinados.

Na proposta, o vereador Dalton Borba (PDT) sugeriu a criação de novos protocolos sanitários para pessoas vacinadas. Em situações de maior restrição, como a bandeira laranja em vigor na capital, seria garantido o acesso dos imunizados a estabelecimentos fechados ao público em geral. No atual decreto, os supermercados em Curitiba não podem abrir aos domingos, mas segundo a proposta do “passaporte Covid” poderiam atender quem comprovasse a imunização.

O vereador sugere que seja adotada uma estratégia similar à do governo israelense, o “Passaporte Verde”. O documento, fornecido pelo Ministério da Saúde daquele país, conta com um QR Code que pode ser lido por um aplicativo e assim garantir a entrada em diversos estabelecimentos. Não há prazo para que a Prefeitura se manifeste sobre a sugestão.

Modelo do "passaporte verde" israelense (Divulgação / Ministério da Saúde de Israel)
Modelo do "passaporte verde" israelense (Divulgação / Ministério da Saúde de Israel)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]