• Carregando...
Trecho da praia de Caiobá já alargado.
Trecho da praia de Caiobá já alargado.| Foto: Alessandro Vieira/IAT

Parte da tubulação utilizada no transporte de areia para a engorda da praia de Caiobá agora será levada para outro ponto do litoral do Paraná. Cerca de metade dos tubos de aço já foram transportados por via terrestre para o trecho entre o Pico de Matinhos e o Balneário Flórida. Os 2,6 quilômetros de tubulação restante, que se encontram submersos, serão movimentados a partir desta quinta-feira (25) em direção ao mesmo local.

Receba as principais informações do Paraná pelo WhatsApp

A draga Galileo Galilei, responsável pela movimentação de mais de um milhão de metros cúbicos de areia na orla de Caiobá, está passando por manutenções em um estaleiro no litoral do Rio de Janeiro. A embarcação deve retornar ao Paraná até o fim de agosto para então retomar os trabalhos de dragagem de areia submarina para aumentar a extensão da praia.

Trechos das praias para onde as tubulações serão levadas devem ser interditados nos próximos dias. O trabalho de soldagem para unir ambas as partes é bastante minucioso, e depende de condições climáticas favoráveis para ser concluído.

No primeiro trecho, em Caiobá, a faixa de areia foi alargada em cerca de 100 metros por quase dois quilômetros de praia. Agora, nos outros balneários, serão completados os trabalhos em outros 4,5 quilômetros. Ao todo, a engorda da orla será realizada em mais de 6 quilômetros de praias no litoral do Paraná. A previsão é que o trabalho seja concluído ainda em novembro, antes da alta temporada de verão.

Em Caiobá, as intervenções seguem após a primeira etapa da engorda. A praia deve receber nos próximos dias o plantio da restinga e o início dos trabalhos de paisagismo. A areia que foi dragada do fundo do mar para a praia passará por um processo de estabilização para que possa ser utilizada pelos banhistas. O espigão no Pico de Matinhos também está entre as obras que devem ser iniciadas nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]