
Ouça este conteúdo
Curitiba completa 332 anos no próximo dia 29 de março, data que marca a fundação da capital paranaense em 1693, quando o capitão-povoador Matheus Martins Leme liderou a primeira eleição para a Câmara de Vereadores, instalando oficialmente a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - o nome Curitiba seria adotado a partir de 1721. Apesar da importância da data, o aniversário de Curitiba não é feriado municipal, sendo apenas ponto facultativo nos órgãos públicos da capital.
Pela legislação brasileira, os municípios podem escolher até quatro feriados por ano, sendo um deles a Sexta-Feira da Paixão. Em 24 de agosto de 1967, a Câmara Municipal decidiu que seria feriado municipal em Corpus Christi e no dia da padroeira da cidade, a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que é homenageada em 8 de setembro, emendando com o recesso do Dia da Independência, celebrado no dia anterior. Desde então, o 29 de março é apenas celebrado, mas não considerado um feriado municipal em Curitiba, mantendo a cidade em seu ritmo normal.
Afinal, dia do aniversário ou da padroeira da cidade? A Gazeta do Povo quer saber de você, leitor, quais datas deveriam ser consideradas feriados municipais em Curitiba. Compartilhe a sua opinião votando na enquete abaixo.
VEJA TAMBÉM:








