• Carregando...
Uso obrigatório de máscara em locais fechados pode ser revisto nesta semana, segundo secretário de Saúde do PR, Beto Preto
Uso obrigatório de máscara em locais fechados pode ser revisto nesta semana, segundo secretário de Saúde do PR, Beto Preto| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que "a tendência" é haver novidade, nesta semana, quanto à exigência do uso de máscaras em ambientes fechados. A definição deve ocorrer nos próximos dias, após avaliações da Secretaria de Estado da Saúde sobre o efeito da liberação do uso de máscaras em ambientes externos. Alguns locais onde a obrigatoriedade deve seguir ainda estão sendo discutidos pelas autoridades de saúde.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

“Teremos novidade. Estamos trabalhando sob determinação direta do governador Ratinho Jr, junto com nossa equipe técnica de epidemiologia, checando com as prefeituras as ideias que eles têm também, e devemos, nesta semana, ter novidades sobre o uso de máscaras em ambientes fechados”, destacou o secretário Beto Preto em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC, desta segunda-feira (28).

Beto Preto destacou ainda que existem algumas dúvidas, como no transporte coletivo. "Mas permitir, flexibilizar a não obrigatoriedade da máscara não quer dizer que é proibido o uso, muito pelo contrário. A flexibilização dá para as pessoas a possibilidade de escolher”, disse.

Transporte coletivo, UPAs e hospitais ainda preocupam

Para o secretário esta definição de liberar o uso das máscaras em locais fechados não significa que a pandemia está vencida. Os cuidados da população seguem sendo necessários. O uso da máscara não será proibido, mas facultativo. “A tendência é liberar em ambientes fechados nesta semana, sim. Estamos fechando os números, porque a queda de casos novos e de internações continua, então é importante que nesse momento a gente consiga flexibilizar. Porém, ainda nos chama muita atenção essa questão do transporte coletivo, municipal e intermunicipal, interestadual. E também preocupam as grandes aglomerações e locais como hospitais e UPAs”, disse Beto Preto.

Na capital ainda vigora o uso de máscaras em ambientes fechados. Existe a expectativa que uma possível liberação ocorresse no aniversário de Curitiba, nesta terça-feira (29), conforme o próprio prefeito Rafael Greca disse em uma rede social, mas ainda sem confirmação. Ao comentar o tema, porém, o prefeito indicou que a capital deve seguir o mesmo planejamento do Governo do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]