• Carregando...
Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder,
Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder,| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Com as aulas presenciais suspensas pelo decreto estadual que prevê uma série de medidas restritivas para conter o avanço acelerado do coronavírus, o secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Feder, defende que as escolas sejam a primeira atividade a retornar. “Antes, a escola era a última atividade a abrir. Agora, tem que ser a primeira a reabrir”, defendeu Feder nesta terça-feira (2) em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC.

Receba as principais notícias do Paraná no celular

Apesar de o decreto estadual ter vigência até 8 de março, o secretário de Educação ressalta que é o cenário da própria pandemia que vai determinar a volta às aulas, cujo sistema na rede estadual em 2021 será híbrido, com parte da mesma turma com ensino presencial e parte assistindo à mesma aula de casa por transmissão online.

“A volta depende da situação da pandemia, depende de todos cumprirmos o protocolo sanitário. O secretário de Saúde Beto Preto tem toda razão ao dizer que a situação é grave e a gente tem que ter uma diminuição radical no número de casos”, reforçou Feder à RPC. “Se o cenário da pandemia realmente retroceder, aí sim a gente volta às aulas dia 8 de março de forma híbrida”, completa o secretário.

Sobre o fato de as escolas serem fechadas mesmo a educação tendo sido incluída como atividade essencial no Paraná, Feder explica que o decreto estadual vale para atividades essenciais de subsistência, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis. “Estamos em um estado muito grave da pandemia e por isso a educação deve esperar e com razão”, explica Feder.

Segurança em primeiro lugar

O secretário de Educação garante que todos os alunos estarão seguros no retorno às aulas presenciais. “Os pais que enviarem os filhos às escolas podem ter certeza de que é um ambiente muito mais seguro do que outros que as crianças frequentam. Muitas crianças estão saindo, indo a festinhas, aos parques, brincar na casa dos amigos. Portanto, a escola é o ambiente mais seguro”, garante Feder.

Além de equipamentos e treinamentos das equipes para que se sigam os protocolos sanitários, o secretário de Educação afirma que todas as escolas contam com caixas de água capazes de fazer o abastecimento mesmo nos dias de rodízio da Sanepar em Curitiba e região metropolitana.

Mesmo assim, alguns pais reclamam de falta de equipes de limpeza nas escolas. Feder reconhece o problema pontualmente e diz que em breve deve ser solucionado. O motivo seria a transição que a Secretaria Estadual de Educação (Seed) está fazendo de funcionários da limpeza contratados pelo estado para equipes terceirizadas. “Estamos fazendo essa migração de funcionários do estado para terceirizados, o que nesse momento pode realmente ter mudanças. Mas os terceirizados estão chegando e esses casos são momentâneos”, explicou o secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]