Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Construção no litoral do PR

Por dentro da Ponte de Guaratuba: a logística naval que impressiona e a engenharia sofisticada

Ponte de Guaratuba
Ponte de Guaratuba deverá ser inaugurada em abril de 2026. (Foto: Felipe Henschel/Governo do Paraná)

Ouça este conteúdo

A construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, alcançou 73% de execução em agosto e caminha para a reta final, com previsão para ser inaugurada e liberada para o trânsito em abril de 2026. O governo do Paraná está investindo quase R$ 400 milhões na obra.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O empreendimento, aguardado há décadas pela população local e por turistas, é mais um exemplar de tecnologia estaiada, que não só confere um grau diferente de estética à estrutura como permite mais velocidade na construção e o uso de vãos maiores para a continuidade da operação de barcos na Baía de Guaratuba.

Ponte de GuaratubaTrecho estaiado da Ponte de Guaratuba terá 320 metros de extensão. (Foto: Felipe Henschel/Governo do Paraná)

A ponte também tem um trecho pré-moldado, mas a atenção maior agora está sobre a parte estaiada, que começou a receber o concreto das pistas. Até agora foram concluídos 85 metros de um total de 320 metros previstos para esse trecho — no total, a ponte terá 1.244 metros de extensão.

VEJA TAMBÉM:

Outra novidade no boletim mais recente divulgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) foi a instalação dos primeiros estais, os cabos de aço que sustentarão a parte central desse trecho. Os estais se ligam diretamente ao tabuleiro — superfície que os veículos passam — e às torres da ponte, sendo responsáveis por sustentar o peso do tabuleiro, de maneira a distribuir as cargas de forma harmônica por toda a estrutura.

Ao alcançar 73% de execução em agosto, a Ponte de Guaratuba também atingiu alguns marcos que demonstram o tamanho do empreendimento:

  • 62 estacas instaladas (24 no trecho estaiado e 38 no pré-moldado)
  • 16 vigas travessas concluídas
  • 110 vigas longarinas lançadas
  • 11 lajes de tabuleiro executadas
Ponte de GuaratubaPonte de Guaratuba custará cerca de R$ 400 milhões. (Foto: Felipe Henschel/Governo do Paraná)

Obras se estendem para os acessos à Ponte de Guaratuba

A construção da Ponte de Guaratuba exige também intervenções viárias em Guaratuba e Matinhos. No total, somando os acessos e a ponte em si, serão 3,07 quilômetros. Em solo, serão 940 metros em Guaratuba e 880 metros em Matinhos.

Do lado de Matinhos, estão sendo feitas obras de drenagem, terraplenagem e pavimentação. Do outro lado, o trabalho está concentrado no rebaixamento do morro para melhorar a rampa e nas contenções. Segundo o DER-PR, a previsão é movimentar 200 mil metros cúbicos de solo e aplicar 50 mil metros quadrados de pavimentação no acesso em Guaratuba.

Ponte de GuaratubaVárias frentes de trabalho estão em execução no acesso do lado de Matinhos. (Foto: Felipe Henschel/Governo do Paraná)

Nessa parte do acesso também começaram a ser instalados os dispositivos de passagem de fauna, que permitirão que animais silvestres façam a travessia da rodovia de forma segura. Um deles, exclusivo para fauna, começou a ser implantado na futura rotatória próxima ao acesso à Caieiras. O outro dispositivo ficará na Avenida Antônio dos Santos Miranda e funcionará de forma mista, com passagem de água e plataformas secas para a travessia dos animais.

As estruturas contam com bueiros tubulares de 1,2 metro de diâmetro, rampas de acesso com inclinação específica e lajes de concreto para facilitar o acesso. Para direcionar os animais às passagens e evitar o acesso à pista, os entornos terão alambrados especiais.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.