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Unidade da Frimesa em Assis Chateaubriand
Unidade da Frimesa em Assis Chateaubriand| Foto: Ari Dias/Agência Estadual de Notícias

O Paraná vem se consolidando na produção de queijos. A experiência de indústrias e o esforço de produtores familiares estão fazendo com que o estado ganhe destaque nacional e a Frimesa é uma das cooperativas que está há 43 anos nesse mercado. Com mais de 20 tipos de queijos no portfólio, a empresa espera, até o fim do ano, aumentar 45% sobre os volumes de 2022.

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Do volume total de leite recebido pela Frimesa, 42% são destinados para a produção de queijos. Segundo dados da cooperativa, no último ano a fabricação do produto foi de 10.607 quilos. O preço médio de venda dos produtos lácteos, no geral, cresceu 30% de 2022 para 2021.

Para alcançar o objetivo de aumentar o volume de produção, a modernização da empresa é um processo em andamento. “Neste ano, modernizaremos o processo de coagulação em nossa indústria de muçarela, atualizaremos os sistemas de embalagens dos queijos fracionados e, principalmente, na aquisição do equipamento de paletagem do queijo coalho, inovador no meio laticinista”, conta o presidente-executivo, Elias José Zydek.

O gerente da área leite na empresa, Erivelto Costa, destaca que a produção de queijos é um trabalho de anos e que vem gerando frutos no estado. “O Paraná tem esse DNA de produzir leite e queijo há muito tempo, devido aos diversos imigrantes que colonizaram nosso estado: holandeses, italianos, alemães. O queijo estava sempre presente na dieta destes povos. Com a evolução das produções de leite, veio a necessidade de comercialização e os queijos são um meio de conservação e, principalmente, de agregação de valor da cadeia leiteira”, afirma. “Aos poucos, o Paraná está se tornando um dos maiores produtores de queijo do país”, acredita Costa.

Segundo Costa, como o Paraná é o segundo maior produtor de leite do país, o queijo é uma das melhores opções dessa cadeia, por conta da variedade de tipos e agregação de valor.A Frimesa vê essa oportunidade em produzir queijos usando seus processos e mantendo a tradição de cada um desses queijos, diversificando produtos em seu portfólio e oferecendo aos nossos consumidores produtos que são referência em concursos nacionais e internacionais”, ressalta.

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