• Carregando...
Frimesa investe em projetos sustentáveis, com metas até o ano de 2040.
Frimesa investe em projetos sustentáveis, com metas até o ano de 2040.| Foto: Ari Dias/Agência Estadual de Notícias

A Frimesa Cooperativa Central estabeleceu metas mensuráveis de sustentabilidade até 2040. Entre as iniciativas estão a neutralidade do carbono e o uso de embalagens recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Um dos objetivos da Frimesa é a criação de um Comitê de Sustentabilidade, que definirá a política de sustentabilidade e um regimento interno. “A nossa ideia é até o fim de 2023 estar pronta a formalização e começar a operar em janeiro de 2024. O comitê é multifuncional, inclusive tem a participação da diretoria da empresa”, afirma o presidente executivo da Frimesa, Elias José Zydek.

Uma das metas da empresa até 2025 é implementar práticas de biossegurança em 80% das granjas para prevenir doenças e reduzir em 25% a gravidade dos acidentes. Outro desafio da cooperativa é a reutilização da água. “Alcançar 10% de reuso de água. São projetos por planta industrial, nós temos cinco plantas. Em algumas delas, isso já foi implementado, como nas duas plantas de laticínios. Fizemos um projeto de instalação de membranas de osmose para filtrar a água, ao investimento de R$ 12 milhões. A água que iria para o esgoto vai para estação de tratamento”, explica Zydek.

Na unidade de Medianeira (PR) também está sendo projetado um redirecionamento das saídas e utilização de água. Na nova unidade em Assis Chateaubriand (PR), planta que tem a proposta de ser o maior frigorífico da América Latina, foi instalada uma estação de tratamento de reuso de água.

Para 2030, a cooperativa projeta 100% de rastreabilidade na cadeia de suprimentos; diminuir em 50% as incidências de acidentes de trabalho; reduzir o consumo de água nas operações industriais em 10%; e bater a meta de 95,7% de fontes de energia provenientes de recursos renováveis na indústria.

A cooperativa tem buscado se aperfeiçoar na logística reversa, que é o conjunto de ações de coleta, transporte, reciclagem e tratamento de resíduos do descarte de produtos e embalagens no pós-consumo. “(Queremos) alcançar 26% de logística reversa nas embalagens. A obrigação por lei é 22% e estamos fechando este ano com 25% de recolhimento. Estamos conseguindo recolher um quarto do total que a gente vende”, destaca o presidente executivo da Frimesa.

Para o ano de 2040, as metas da empresa são mais ousadas: chegar a 50% na utilização de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis e atingir a neutralidade de carbono no escopo 1, ou seja, emissões de gases de efeito estufa produzidos pela própria empresa. “Esse é um trabalho que vai envolver o desenvolvimento de novas embalagens com os fornecedores. Por isso, o prazo é mais longo. Às vezes, precisamos ir até a fábrica de embalagem e fazer um desenvolvimento de embalagens”, acrescenta Zydek.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]