
Ouça este conteúdo
O empresário Jorbel Griebeler, 47 anos, dono da Cellshop, é o encontro do que se entende por self made man com a sorte de estar no lugar certo na hora certa. “Sorte existe mesmo, mas toda vez que a oportunidade me encontrou eu estava preparado para fazer acontecer”, resumiu ele enquanto aguardava o recebimento do título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu, cidade onde habita desde os 12 anos de idade.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O termo "habita", hoje em dia, pode ser um pouco exagerado: Griebeler se tornou cidadão do mundo, vive às voltas com viagens internacionais e, até para o mais prosaico dia normal de expediente, ele cruza a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. É em Ciudad del Este que funciona a menina dos olhos do empresário, a Cellshop, uma loja de departamentos que conquistou compristas e turistas e vive lotada de segunda a segunda.
“A loja que nós temos hoje já não atende. A gente tem que dar mais estrutura para nossos clientes que fazem um grande esforço para comprar lá”, disse, antecipando que em dezembro do ano que vem abre as portas do novo endereço da empresa, um espaço com 60 mil metros quadrados, sendo 20 mil destinados à exposição de mercadorias, sendo uma das maiores da América Latina no gênero. O empreendimento contará com estacionamento, restaurantes e uma área para eventos, consolidando ainda mais a marca como referência no varejo internacional.
Como não deixa escapar as oportunidades, o empresário também abriu três unidades duty free em Foz, sendo uma em um shopping e outras duas no aeroporto. Inaugurou também, há poucos dias, uma nova unidade no Shopping Dubai, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã (MS).
Hoje, Griebeler emprega tempo em mais um projeto, que terá como endereço Foz do Iguaçu. A novidade, segundo ele, vai reunir o conceito duty free mais uma "surpresinha", a qual ele preferiu não antecipar, mas adiantou que será impactante para a cidade.

Griebeler é o próprio garoto propaganda da Cellshop
Quando se mudou para Foz com seus pais, o futuro não se mostrava tão promissor. A família morava em um bairro de classe baixa e sua primeira incursão no país vizinho foi como vendedor, fase que durou uma década. Este período serviu para que o jovem ganhasse expertise para alçar seu primeiro voo solo.
Com 27 anos, alugou um espaço de 12 metros quadrados e começou a comprar e vender acessórios de celulares. Alguns anos depois tinha crescido bastante e se destacado neste ramo, até que em 2016, abriu as portas da Cellshop Importados Paraguay, uma das maiores lojas de departamentos do país.
O filho de pai pedreiro e mãe manicure hoje pode ostentar um padrão de vida muito diferente daquele em que passou sua infância e juventude. Casado com Flávia Montoro, pai de um casal de filhos, Griebeler hoje se dedica também a hobbies que só existiam no seu imaginário: pescarias em destinos exóticos, degustação de vinhos nobres e preparo de pratos sofisticados enquanto desfruta da companhia de incontáveis amigos e da família, que está sempre por perto.
A autoconfiança do empresário fez com que ele próprio se tornasse garoto propaganda de suas empresas. “Brincam que sou o velho da Havan da fronteira. Isso dá muita credibilidade”, diz, referindo-se ao empresário Luciano Hang, que sempre estrela as campanhas publicitárias de sua rede de lojas Havan. E o sucesso é incontestável, tanto é assim que Griebeler tem mais de 200 mil seguidores em seu perfil pessoal só no Instagram.
Além disso, o empresário é um incentivador do esporte local e um dos investidores do time de futebol profissional da cidade, o Foz do Iguaçu Futebol Clube, o Azulão da Fronteira.
A honraria do título de cidadão honorário foi proposta pelo vereador Beni Rodrigues (PP), que conhece o empresário há mais de 30 anos, em seu primeiro emprego, e com ele mantém laços de amizade até hoje. O presidente da Câmara, vereador Paulo Debrito (PL), afirmou que esse reconhecimento de empresários de sucesso e que participam ativamente da sociedade é importante e faz parte do papel do Legislativo.

VEJA TAMBÉM:





