
Ouça este conteúdo
A Gazeta do Povo está entre os finalistas do 10º Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, que neste ano recebeu o recorde de 234 inscrições. Iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o prêmio visa valorizar o trabalho da imprensa e sua importância para o setor industrial.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A Gazeta do Povo concorre na categoria Internet, a mais disputada, que conta com seis finalistas. São dois trabalhos indicados, assinados pelos jornalistas Juliet Manfrin e Rafael Fantin. O resultado será divulgado na segunda quinzena de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba.
Na reportagem Geada negra deu início ao processo que transformou a economia do Paraná no 4º PIB do país, o jornalista Rafael Fantin relembra como a geada de 1975 acelerou a transição econômica no Paraná, marcando o fim do ciclo do café e a ascensão da soja e do milho. O texto mostra como a tragédia climática acabou sendo o catalisador da diversificação econômica paranaense, com o fortalecimento das cooperativas, a industrialização e o desenvolvimento de diferentes polos produtivos no interior, contribuindo para que o Paraná se tornasse o quarto maior PIB do país, com R$ 718,9 bilhões em 2024.
Já na reportagem Imigrantes encontram em cooperativas brasileiras refúgio, emprego e dignidade para recomeçar, Juliet Manfrin narra como o Paraná se tornou um destino de acolhimento para milhares de estrangeiros vindos de regiões em crise, como Venezuela, Haiti, Ucrânia, Síria e Argentina. As cooperativas agroindustriais aparecem como espaços de trabalho e integração, oferecendo dignidade e novas oportunidades a quem busca recomeçar.
Além da categoria Internet, o prêmio Fiep contempla ainda Fotojornalismo, Jornalismo Impresso, Reportagem de Rádio, Reportagem de TV, Jornalismo Independente e Jovem Talento. Também serão entregues os destaques regionais, para as reportagens mais bem avaliadas em cada uma das seis regiões do estado.
VEJA TAMBÉM:








