• Carregando...
Começam os estudos para a duplicação da estrada que liga Guaratuba a SC.
Começam os estudos para a duplicação da estrada que liga Guaratuba a SC.| Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

Devem começar em breve os estudos para a duplicação da PR-412 entre Guaratuba (PR) e Santa Catarina, no Litoral do Paraná. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta semana (25) o resultado final da licitação para a elaboração do anteprojeto, confirmando como vencedor o consórcio formado pelas empresas Vitis Engenharia Ltda e Engmetria Engenharia Ltda. O consórcio ofereceu a proposta mais vantajosa e tem agora seis meses para a conclusão do anteprojeto. O investimento nessa etapa será de R$ 657 mil.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o DER/PR, ainda não é possível prever quando a duplicação começará efetivamente e quando estará concluída. Esses prazos vão ser definidos com base nas informações que virão no anteprojeto. A estimativa do investimento total também depende desses estudos preliminares.

A obra prevê a duplicação do trecho de 12,81 quilômetros, que tem início na divisa com Santa Catarina (acesso para Garuva) e segue até Guaratuba, no trevo de acesso ao balneário Coroados. Neste local será estudada a possibilidade de uma interseção em desnível.

Após a conclusão do anteprojeto, será realizada uma nova licitação para a elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra de duplicação. Neste caso, será um único edital para todas essas etapas, utilizando a modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integra da (RDCi). A expectativa, segundo o DER/PR é que o processo seja agilizado por se tratar de um mesmo contrato.

Anteprojeto vai incluir diagnóstico ambiental

O anteprojeto deve incluir o diagnóstico ambiental, os estudos e levantamentos para a restauração da pista existente e duplicação do trecho dos 12,81 quilômetros. Deverão ser previstos passeios, travessias para pedestres, passarelas, ciclovias ou faixas compartilhadas, onde for aplicável.

Será avaliada a drenagem do trecho, devendo ser sugeridas soluções como correção do greide (inclinação vertical do eixo) da pista e substituição de galerias por pontes, caso seja necessário. As avaliações incluem o entroncamento com a PR-808 (acesso para Itapoá) quanto à possibilidade de interseção em desnível, e a ponte sobre o Rio da Praia, em relação à necessidade de reforço ou reconstrução.

Nos próximos dias, o resultado da licitação do anteprojeto deve ser homologado pelo DER/PR.  Em seguida, o consórcio deverá providenciar os documentos necessários para assinatura de contrato, ainda sem data definida. Após a assinatura do contrato, se emite a ordem de serviço e os estudos são iniciados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]