• Carregando...
Renê Garcia
O secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia, prevê um 2020 muito difícil para as finanças do estado.| Foto: Dálie Felberg/Alep

Depois de ter de lidar com uma previsão orçamentária otimista, feita pela gestão anterior, o secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia, projetou um cenário bem mais pessimista para 2020. A proposta de Lei Orçamentária Anual foi entregue no dia 30 de setembro na Assembleia Legislativa do Paraná, estabelecendo uma estimativa de receita sem crescimento no ano que vem.

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

Como o secretário antecipou à Gazeta do Povo, em julho, a estratégia adotada nos próximos meses será de corte em despesas. Isso porque a arrecadação está muito abaixo da projeção. O enxugamento nos gastos deve se estender para 2020, com redução na casa de 25% a 30% em todas as secretarias. Segundo Renê Garcia, não se trata apenas de economias em custeio, uma vez que, segundo ele, esse tipo de gasto já estaria perto do limite. O secretário aponta que será necessário cortar investimentos e programas de políticas públicas, avaliando caso a caso. “Será um chamamento à racionalidade”, afirma.

Renê Garcia destaca que não se trata de contingenciamento – prática comum na execução orçamentária, que consiste em “segurar” uma parte dos recursos no início do ano para dar conta de pagar as despesas dos meses seguintes. Para 2020, o secretário está prevendo cortes – no sentido estrito da palavra. E como há muitas despesas obrigatórias, como salários, em que a margem de negociação é baixa ou inexistente, ele alega que será necessário efetivamente segurar a máquina pública.

Isso porque Renê Garcia está projetando que o ano que vem será ainda pior para a economia, tanto na esfera nacional como internacional. E tudo isso tem reflexos na arrecadação de impostos e circulação de valores. “Tô muito preocupado”, resume. Segundo o secretário, o cenário brasileiro manda “sinais ruins” sobre 2020, com ausência de perspectiva de crescimento econômico. “Não posso ser otimista”, disse, destacando que considerou todos esses fatores ao elaborar a peça orçamentária.

Com a necessidade de gastar menos, o secretário acredita que é a oportunidade ideal para discutir a qualidade das despesas, visando uma forma de “gastar melhor”. Ele lamenta que a única dimensão avaliada é sempre o volume de recursos, sem que se analise, no geral, como o dinheiro está sendo gasto e quais os retornos que traz.

Renê Garcia dá um exemplo: é constantemente questionada a quantidade de verbas destinada para saúde e educação, mas não se detalha qual foi a aplicação e os resultados. Para o secretário, uma mudança de foco seria capaz de levar a um cenário em que o gasto menor fosse bem visto, quando se provasse mais eficiente. Como uma das principais metas de gestão, ele pretende elaborar uma fórmula de mensurar a qualidade do gasto público. Mas o projeto ainda está em fase inicial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]