Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ratinho Jr. em silêncio

Governo do Paraná espera “bom senso” do governo dos EUA para evitar tarifaço nas exportações

Vice-governador Darci Piana e Ratinho Junior
De férias, Ratinho Jr. não se manifestou sobre tarifaço. (Foto: Jonathan Campos/Governo do Paraná)

Ouça este conteúdo

O governo do Paraná se manifestou pela primeira vez nesta segunda-feira (14) sobre o tarifaço de 50% nas exportações de produtos brasileiros prometido pelo presidente norte-americano Donald Trump para começar a ser aplicado no próximo dia 1º de agosto. Governador em exercício, Darci Piana (PSD) foi questionado durante um evento com jornalistas sobre o tema - o governador Ratinho Junior (PSD) estava de férias e reassumiu o cargo nesta terça-feira (15).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp  

“O país está trabalhando no sentido de fazer uma reunião com o governo norte-americano, pois isso vai impactar nas importações de café, de madeira e de tantos outros produtos que o estado exporta para os Estados Unidos. Então, a expectativa é que haja uma solução, que a gente encontre uma saída para esse impasse político”, respondeu Piana.

Na entrevista, o vice-governador ressaltou a necessidade de o governo federal se aproximar dos empresários em busca de uma solução diplomática com os Estados Unidos para evitar impactos na economia nacional. “O governo brasileiro vai se reunir com os empresários, principalmente com aqueles que exportam [...] e vão encontrar uma solução para apresentar uma proposta aos Estados Unidos. A gente espera o bom senso americano e que volte tudo à normalidade”, disse Piana.

VEJA TAMBÉM:

Ratinho Jr. opta por silêncio sobre tarifaço de Trump no Paraná e indulto a Bolsonaro

Enquanto os governadores presidenciáveis fizeram críticas ao governo Lula e depois assumiram um tom mais diplomático em busca de uma solução para evitar o impacto econômico nos estados, o governador do Paraná, Ratinho Junior - cotado como opção de candidato a presidente da República em 2026 - preferiu não se manifestar sobre o tarifaço de Trump na última semana. Por meio da assessoria de imprensa, o governo paranaense disse na última sexta-feira (11) que não teria posicionamento sobre o assunto.

No mesmo dia, Ratinho Junior usou as redes sociais para lamentar a morte de uma menina de 11 anos no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). A família da criança, que sofreu uma queda de 70 metros, é de Curitiba e, segundo a postagem do governador, o estado disponibilizou uma aeronave para auxiliar nas buscas no local do acidente e um avião para trazer de volta ao Paraná os familiares da vítima.

Durante o período de férias, Ratinho Junior tem destacado os avanços da economia paranaense, que assumiu a quarta posição entre os principais estados do país, na interação com o público via redes sociais.

A neutralidade de Ratinho Junior também é questionada no caso do indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo da suposta tentativa de golpe de Estado. Os demais governadores presidenciáveis declararam que são favoráveis ao indulto e que vão conceder o perdão presidencial, em caso de eleição ao Palácio do Planalto. Ratinho Junior ainda não se manifestou sobre o indulto.

Entre os temas mais sensíveis, o governador paranaense deu declarações favoráveis à revisão das condenações dos envolvidos no 8 de janeiro durante o ato pela anistia ao lado de Bolsonaro na avenida Paulista e afirmou que as decisões do Supremo devem ser tomadas pelo colegiado e não de forma monocrática, por se tratar de um ex-presidente da República.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.