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Marcelo Fonseca, da ANTT, e Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná
Marcelo Fonseca, da ANTT, e Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná: com lotes 3 e 6 nos próximos leilões, concessão da BR-277 estaria completa.| Foto: Rodrigo Felix Leal/Secretaria de Infraestrutura e Logística do PR

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, sugeriu ao superintendente de concessão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Fonseca, que os próximos lotes das novas concessões das rodovias paranaenses a irem a leilão sejam os lotes 3 e 6 (veja lista abaixo com as rodovias contempladas em cada), com editais sendo publicados simultaneamente, ou com o menor intervalo possível.

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O pedido aconteceu nesta terça-feira (11), durante o Sul Export - Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, em Curitiba. O secretário participou de um painel em que falou do acesso terrestre aos portos da região Sul.

Para Sandro Alex, junto com o lote 1 e o lote 2, já com editais publicados e datas de leilão definidas para os meses de agosto e setembro deste ano, os lotes 3 e 6 formariam a cadeia logística completa da região Oeste ao Litoral. “Com o lote 6 somado aos demais teríamos todo o corredor da BR-277 ligando Paranaguá a Foz do Iguaçu, já que os lotes 1 e 2 contemplam trechos dessa mesma rodovia entre Guarapuava e Curitiba, assim como o trecho ligando Curitiba e Paranaguá” afirmou.

“É a rodovia que corta o estado do Paraná de ponta a ponta, e tê-la já otimizada pelas concessões, visando à próxima safra, seria muito importante tanto pela logística quanto pela segurança dos motoristas” acrescentou o secretário.

A previsão é que os próximos dois lotes das novas concessões rodoviárias paranaenses vão a leilão ano que vem.

Sandro Alex acredita que passar o leilão do lote 6 na frente dos lotes 4 e 5 não acarretaria em prejuízos, já que estes viriam na sequência, integrando os corredores logísticos do Norte e Noroeste à BR-277. “A decisão cabe ao governo federal por meio do Ministério dos Transportes e o governo do Paraná está abrindo o diálogo para que possa ser analisada essa sugestão”, concluiu.

O superintendente de concessão da ANTT afirmou que o assunto será discutido e estudado pelo governo federal.

As concessões do Paraná estão divididas em seis lotes. Serão 3,3 mil quilômetros de estradas, sendo 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões em todo o programa.

Os outros quatro lotes do modelo de concessão estão em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para posterior submissão e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Confira as rodovias previstas nos próximos lotes do pedágio

  • Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km.
  • Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km.
  • Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km.
  • Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, BR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 662,18 km.
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