• Carregando...
Custo da construção para tornar realidade o projeto da Ponte de Guaratuba é estimado em R$ 386,9 milhões
Custo da construção para tornar realidade o projeto da Ponte de Guaratuba é estimado em R$ 386,9 milhões| Foto: Projeção/Divulgação DER-PR

A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) protocolaram no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, nesta segunda-feira (9), um pedido que tenta derrubar a liminar da 11ª Vara Federal de Curitiba que suspendeu a licença prévia para a construção da Ponte de Guaratuba.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

A PGE-PR argumenta que a decisão liminar gera lesões à economia pública, como aumento do custo final da obra por conta da correção monetária e inflação, ampliação dos custos com o contrato acessório de fiscalização da obra e também dos custos do serviço de ferry boat para a travessia da baía de Guaratuba.

A decisão da juíza Silvia Brollo atende a parte dos pedidos do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública. A magistrada disse que a licença está suspensa até o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) ser aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo a PGE-PR, a licença ambiental foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) para a construção da Ponte de Guaratuba. Dessa forma, o órgão afirma que estão sendo realizados todos os estudos e medidas necessárias. "Não se está diante de cenário em que o órgão ambiental ignorou o ICMBio e conduziu, à sua revelia, o licenciamento. Essa circunstância reforça a compreensão de que é desproporcional adotar a medida mais drástica possível – a suspensão da Licença Prévia – diante de um cenário em que tem havido intensa colaboração entre o IAT e o ICMBio", trecho do pedido, divulgado pelo governo estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]