• Carregando...
Secretário municipal da saúde pede respeito a medidas de distanciamento.
Secretário municipal da saúde pede respeito a medidas de distanciamento.| Foto: Reprodução/Facebook

A cidade de Guarapuava, no centro-sul do Paraná, chegou ao nível crítico de ter apenas um leito de UTI disponível para receber casos da Covid-19, na última segunda-feira (4). A situação foi anunciada pelo secretário de saúde do município, Celso Goes, em sua página nas redes sociais.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

A cidade dispõe de apenas 10 leitos de UTI acessíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao atendimento de pacientes com coronavírus. As vagas ficam no Hospital São Vicente, que é referência no atendimento de pacientes com Covid-19 não somente de Guarapuava, que tem pouco mais de 180 mil habitantes, mas também para diversos municípios da região. De acordo com o secretário, a população atendida por estas 10 vagas chega a quase 500 mil pessoas.

A ocupação dos leitos muda diariamente, de acordo com o estado de saúde dos pacientes. Nesta quinta-feira (7), segundo o Hospital São Vicente, 6 dos 10 leitos estavam ocupados por pacientes com confirmação ou suspeita do coronavírus.

Apesar do momento menos dramático, a marca de 90% de ocupação acendeu um alerta na cidade. Segundo a secretaria de saúde do município, na próxima semana deverá ser finalizado processo de compra de mais quatro respiradores que serão cedidos em comodato ao Hospital São Vicente. O secretário municipal de saúde disse ainda que conversa com a Secretaria Estadual (Sesa) para que sejam enviados mais quatro equipamentos ao município, possibilitando a ampliação dos leitos.

Guarapuava registra, nesta quinta-feira (7), 16 casos confirmados de coronavírus, além de 15 suspeitas aguardando o resultado de exames. Além disso, a cidade acompanha outras 159 pessoas com suspeita da doença, que estão em isolamento domiciliar, mas não coletaram amostras para testagem. Um óbito já foi registrado na cidade em decorrência da Covid-19, no dia 21 de abril, quando a cidade tinha apenas 5 casos confirmados da doença.

Na transmissão ao vivo feita para anunciar a ocupação de quase 100% dos leitos, o secretário da saúde pediu a colaboração dos munícipes para que mantenham as medidas de isolamento e o uso de máscaras em locais públicos.

Hospital Regional

Em obras desde 2015, o Hospital Regional de Guarapuava já teve a entrega anunciada por três governadores, mas foi adiada inúmeras vezes. Após o início da pandemia, o secretário de Saúde, Beto Preto, anunciou o que adiantaria a construção de uma ala do hospital, que estava prevista para ser finalizada em dezembro.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, as obras devem ser entregues no início de junho e permitiriam a abertura de mais 30 leitos de UTI no local, que funcionariam exclusivamente para atendimento da Covid-19 enquanto durasse a pandemia. A entrega da obra, no entanto, não significa o funcionamento da estrutura, que ainda precisa passar pela contratação de equipamentos e pessoal para que o atendimento seja iniciado.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual da Saúde afirmou que mantém o planejamento para abertura da ala do Hospital Regional e acompanha a situação de Guarapuava. A assessoria disse ainda que, apesar dos 90% atingidos, não houve falta de leitos no município, e que a taxa de ocupação em todo o estado é considerada “tranquila”, com cerca de 70% das UTIs ainda disponíveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]