• Carregando...
Curitiba aplicou 35.385 doses da vacina contra a covid-19. – Foto: Daniel Castellano / SMCS
Vacinação está adiantada em Guaraqueçaba.| Foto: Daniel Castellano/SMCS

Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, é o município onde a vacinação contra a Covid-19 está acontecendo de forma mais acelerada no estado. Nessa segunda-feira (14) começaram a ser vacinados os jovens de 18 anos.

Cadastre-se e receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Até o final dessa semana, 100% de toda a população acima de 18 anos terá recebido pelo menos a primeira dose da vacina”, diz a prefeita Lilian Ramos Narloch. Segundo ela, o município já está com todas as doses necessárias para vacinar os jovens.

A prefeita informa que dos 5.751 habitantes aptos a receber o imunizante, 4.434 já foram vacinados, dos quais 1.007 inclusive com a segunda dose. Faltam ser vacinados 1.317 moradores. Ou seja, 77% da população já recebeu pelo menos a primeira dose e 17,5% já receberam as duas.

“Nossa expectativa é até final de setembro ter toda a população vacinada com as duas doses”, afirma Lilian Narloch, informando que o município está aplicando o imunizante AstraZeneca e respeitando o intervalo de 84 dias entre as doses, recomendado pelo Ministério da Saúde.

A prefeita acredita que Guaraqueçaba será o primeiro município do Paraná e um dos primeiros do Brasil a ter 100% da população imunizada.

Grande número de ribeirinhos beneficiou Guaraqueçaba

De acordo com a prefeitura, a vacinação está acontecendo de  forma rápida pelo fato de ser um município pequeno, com poucos habitantes. A população total é de 7.600 pessoas. Além disso, o município é o que mais tem população ribeirinha. São 24 ilhas. E tem também comunidades indígenas e quilombolas. “Toda essa população foi contemplada com calendário próprio, sendo possível avançar na faixa etária da vacinação”, afirma a prefeita.

Desde que começou a pandemia de Covid-19, Guaraqueçada registrou 776 casos positivos da doença e 21 óbitos. Antes de começar a vacinação, havia 300 doentes. “A partir do início da imunização, os casos começaram a cair rapidamente e chegamos a ter apenas dois infectados em maio”, conta Lilian.

Segundo ela, hoje são 11 casos positivos. “Voltou a subir porque há muita circulação de pessoas pelos municípios vizinhos. Aqui não temos agências bancárias, os moradores têm que se descolar e é onde acontece a contaminação”, diz.

A prefeita conta que o único hospital de Guaraqueçaba atende apenas os doentes menos graves. “Não temos UTI e quando o quadro se agrava precisamos transferir os doentes para o hospital de Paranaguá”, informa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]