
Ouça este conteúdo
O anúncio da construção do Hospital Regional de Matinhos marca um novo capítulo na organização da saúde pública no litoral paranaense. A obra será oficialmente anunciada na quinta-feira (15) e vai contar com um investimento de R$ 67,7 milhões. O hospital, que levará o nome de Hospital Maria José Piana, terá mais de 7 mil metros quadrados de área construída, projetados para atender diretamente uma população de cerca de 120 mil moradores de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, além da população flutuante que aumenta consideravelmente durante a alta temporada.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O Hospital Regional de Matinhos surge como resposta a uma demanda histórica da região, que convive com sobrecarga nos serviços de saúde, sobretudo nos meses de verão. A unidade contará com 90 leitos, sendo 64 de internação e 26 de apoio, incluindo UTI adulto, enfermarias adulto e pediátrica, maternidade, centro cirúrgico para procedimentos eletivos e um moderno centro de diagnóstico por imagem, com raio-x, ultrassom e tomografia.

Hospital Regional de Matinhos e a nova estrutura da saúde no litoral
Integrado à Atenção Primária, à UPA e ao SAMU, o Hospital Regional de Matinhos deve fortalecer a regionalização do SUS e ampliar a capacidade de resposta a emergências típicas da região, como afogamentos, acidentes de trânsito, surtos epidemiológicos e eventos climáticos extremos.
Para o governador Ratinho Junior (PSD), o hospital representa uma virada importante para o atendimento no litoral. “A construção de um novo hospital regional no litoral é um anúncio aguardado por toda a população de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. É mais um marco para a saúde que projeta mais qualidade para o futuro. Um grande investimento que vai ampliar a qualidade e a capacidade de atendimento de toda a região”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, reforçou que a obra se insere na estratégia de regionalização da assistência hospitalar. “Estamos investindo no futuro e na qualidade de vida de quem mais precisa. Com o Hospital Maria José Piana será possível reduzir deslocamentos, filas de espera e melhorar o diagnóstico e o tratamento de urgências, doenças crônicas agudizadas e condições materno-infantis”, afirmou.
Além do impacto direto na saúde pública, o projeto deve gerar empregos, estímulo à economia local e possibilidade de parcerias para ensino e formação de profissionais da área, consolidando Matinhos como polo de referência em serviços de saúde no Litoral.
A unidade leva o nome de Maria José Piana, esposa do vice-governador Darci Piana, falecida em 2024. Natural de Curitiba, ela viveu parte da infância e juventude em Paranaguá e manteve forte vínculo com o Litoral do Paraná.






