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Além da transformação digital, defesa de princípios faz da Gazeta do Povo uma voz com representatividade no país.
Além da transformação digital, defesa de princípios faz da Gazeta do Povo uma voz com representatividade no país.| Foto: Arte/Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo completa 105 anos de história norteados pelo jornalismo de qualidade e por princípios fundamentais para a democracia e para o debate público. O jornal centenário, que faz aniversário neste sábado (3), mantém a tradição e a credibilidade herdadas das notícias no papel impresso, transformadas pela tecnologia na produção jornalística multimídia, que se intensificou nos últimos cinco anos e colocou a Gazeta do Povo entre os cinco maiores jornais do país com mais de 125 mil assinantes.

Na produção de vídeos, a Gazeta do Povo possui o maior canal entre os jornais dentro do Youtube no Brasil com 1,3 milhão de inscritos, que acompanham as análises dos principais assuntos que movimentam a política nacional. As notícias também chegam aos assinantes por outras plataformas, como o aplicativo da Gazeta do Povo, que possui a melhor nota entre portais e jornais brasileiros. A avaliação dos usuários é de 4,6, conforme o Google Play, sendo que a nota máxima é 5. Além disso, mais de 700 mil pessoas recebem newsletters das editorias da Gazeta do Povo com as principais notícias de diferentes áreas, escolhidas pelo time de editores.

Apesar da transformação digital e todo o investimento em tecnologia, a diretora da Unidade de Jornais, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, ressalta que o compromisso de informar a sociedade com um jornalismo de qualidade permanece inalterado em tempos de mudanças constantes. A postura também se reflete na clara linha editorial do jornal, que permanece íntegra na defesa dos valores fundamentais.

“A Gazeta do Povo foi fundada em 1919 com a missão de promover a democracia, impulsionar o desenvolvimento econômico e social, e defender os valores tradicionais. Ao longo de sua história, realizou diversas campanhas com o objetivo de aprimorar as ferramentas que contribuem para o aumento do bem-estar da população. Essa visão de mundo sempre esteve presente em nosso noticiário”, lembra a diretora.

Nos últimos anos, a Gazeta do Povo se fortaleceu como uma voz nacional e assumiu papel de protagonista na defesa da liberdade de expressão e no debate de ideias. O jornal possui um time com 36 colunistas na editoria de Opinião. “Percebemos a necessidade de tornar ainda mais explícitas as convicções que guiam o jornal, diante da crescente onda que tenta minar as bases morais da sociedade. Essa relativização ganhou espaço e praticamente dominou o espaço público. Atualmente, somos uma das poucas vozes que se erguem contra essa tendência”, destaca Ana Amélia.

Confira as convicções da Gazeta do Povo

A expansão nacional do jornal chegou até Brasília (DF), centro político do país, onde a Gazeta do Povo possui a sua maior equipe de jornalistas. Aliado à presença de profissionais espalhados pelo país, a equipe de produção audiovisual também ganhou espaço para entrega de um novo conteúdo sem fronteiras geográficas com a tradicional qualidade de jornalismo. “Evoluímos de um jornal escrito para conquistar cada vez mais telespectadores por meio de nossas produções em vídeo. Além disso, ampliamos significativamente os investimentos em tecnologia, resultando em um dos aplicativos mais bem avaliados do país e nos colocando em um patamar internacional de excelência”, comenta Ana Amélia.

No entanto, a diretora reforça que a mudança cultural foi necessária para a transformação de sucesso do jornal em paralelo aos novos recursos tecnológicos. “Conseguimos nos consolidar como um dos maiores jornais, investindo significativamente em jornalismo e tecnologia, é claro. Contudo, um aspecto fundamental, por vezes pouco mencionado, foi a transformação na cultura empresarial. Realizamos ajustes no perfil da equipe, na qualidade da comunicação e nos treinamentos internos. A mudança no espírito da equipe foi crucial para orientar a Gazeta do Povo na direção necessária, tornando-a ainda mais influente e capaz de impactar o debate público”, avalia.

105 anos: assinantes e colunistas parabenizam Gazeta do Povo

O cirurgião dentista e produtor de conteúdo Carlos Roberto Berger faz parte dos mais de 125 mil assinantes da Gazeta do Povo. Há dez anos, ele fez a assinatura do jornal impresso e acompanhou a transformação digital na última década, que aproximou ainda mais o público das notícias e da possibilidade do debate com livre expressão de pensamento.

Berger ressalta a interatividade com o jornal e entre os assinantes nos comentários das matérias como um dos pontos fortes da Gazeta do Povo. “Sinto-me com voz forte e responsável sobre os diversos temas abordados. Observo que, mais recentemente, há um sentimento generalizado no país de possível cerceamento de liberdade de expressão. A Gazeta tem sido intransigente e lutadora para a manutenção de nosso direito de livre e responsável comunicação”, elogia.

O colunista Luís Ernesto Lacombe afirmou que sente orgulho de fazer parte do time de colunistas da Gazeta do Povo e destacou os princípios e os valores do jornal mantidos ao longo de mais de um século. “Ter 105 anos significa entender as tradições, compreender a história. Saber que princípios e valores devem sempre nortear a nossa vida e as nossas lutas.”

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