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Infraestrutura

Locomotiva especial para a Serra do Mar já dá resultados

Locomotiva customizada para circular na estrada de ferro da Serra do Mar.
Locomotiva customizada para circular na estrada de ferro da Serra do Mar. (Foto: Divulgação)

As condições especiais das linhas férreas paranaenses levaram a GE a desenvolver um modelo de locomotiva customizada para a circulação no estado. Entre outras modificações, foram feitos ajustes nas “rodinhas” para a curvatura dos trilhos no traçado da Serra do Mar. O produto foi fabricado a pedido da Rumo, que adquiriu locomotivas para otimizar a operação.

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A alteração já deu resultados: antes eram necessárias quatro locomotivas para percorrer o trecho sinuoso transportando 105 vagões e agora apenas duas dão conta de tracionar 120 vagões. A troca dos equipamentos também representou economia de três horas, em média, no tempo do trajeto. É que antes locomotivas mais potentes puxavam a carga até Curitiba e aí eram trocadas por outras, para enfrentar a Serra do Mar. Agora, as mesmas locomotivas que saem do Norte do Paraná, por exemplo, podem descer até Paranaguá. Os novos equipamentos começaram a ser usados no trecho serrano em março.

Segundo a Rumo, das 124 locomotivas da frota, 35% correspondem ao modelo ES43 BBi, com tração 38% superior em relação aos modelos anteriores. A empresa alega que a aquisição do maquinário customizado e as obras já realizadas no trecho da Serra do Mar, principalmente na curva São João, teriam aumentado a capacidade de circulação de 18 milhões para 30 milhões de toneladas – o que representaria mais da metade da movimentação atual do porto de Paranaguá.

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