• Carregando...
Vacinação da Covid-19 em Londrina.
Vacinação da Covid-19 em Londrina.| Foto: Prefeitura de Londrina

Londrina deu início nesta semana ao cadastramento prévio de pacientes com comorbidades para a vacinação contra a Covid-19. E a procura tem se mostrado alta, segundo a prefeitura. Até a manhã desta terça-feira (27), pouco mais de 12 horas após a abertura do cadastro, o sistema já havia recebido mais de 5,8 mil inscrições. Porém, mesmo com tamanho interesse por parte da população, ainda não há uma data definida para que esse grupo comece a ser vacinado.

Receba notícias do Paraná no seu WhatsApp

Ao acessar o sistema de cadastro, os pacientes são informados sobre quais as comorbidades estão incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, em que se baseia o programa municipal de vacinação. Algumas delas, como diabetes, obesidade mórbida e síndrome de Down não são acompanhadas de muitos detalhes descritivos no documento. Já para outras enfermidades, como os portadores de pneumopatias crônicas graves, precisam cumprir critério bastante específicos para se enquadrarem no cadastro.

“Há muita dúvida por parte da população. Não é todo quadro de asma que dá direito à vacinação. São somente os casos de asma grave, com episódios recorrentes de internação e uso prolongado de corticoides. A mesma coisa para os hipertensos, não são todos os casos que fazem jus a ser contemplado nesse momento com a vacinação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Como se cadastrar

Os pacientes que já são acompanhados em tratamento nas Unidades Básicas de Saúde de Londrina não precisam apresentar um laudo médico que justifique o pedido. Segundo Machado, todas as informações desse público já estão disponíveis nos prontuários do sistema de saúde do município. Basta o cadastro no site para o paciente estar incluído no programa.

Já para os usuários de planos de saúde e pacientes atendidos por médicos da rede particular é preciso providenciar alguns documentos para que o protocolo de cadastro seja aceito.

“É necessário que esses médicos assinem um formulário específico da Secretaria Municipal de Saúde dizendo e atestando que essa pessoa realmente faz parte dos grupos de comorbidades previamente estabelecidos. Junto com esse formulário médico, a pessoa precisa imprimir uma folha de rosto que está disponível dentro do próprio cadastro, é gerada automaticamente. Esses documentos precisam ser colocados em um envelope junto a cópias dos documentos pessoais e de um comprovante de residência e ser entregues em qualquer uma de nossas escolas municipais das 8h às 17h”, detalhou o secretário, reforçando que ainda não há prazo definido para o início da imunização desse grupo.

https://www.gazetadopovo.com.br/parana/ufpr-planeja-pedir-autorizacao-testes-clinicos-vacina-contra-covid-ainda-em-2021/
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]