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Equipe de fiscalização de trânsito da CMTU em Londrina.
Equipe de fiscalização de trânsito da CMTU em Londrina.| Foto: Divulgação / CMTU / Vivian Honorato

Londrina deu início, neste mês, aos trabalhos de padronização da velocidade máxima permitida nas vias urbanas. O objetivo é adequar o trânsito nas ruas e avenidas de forma que motoristas e motociclistas trafeguem a, no máximo, 50 km/h na área urbana da cidade.

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A medida faz parte do Programa Visão Zero, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde que tem como meta zerar as mortes e vítimas de lesões graves no trânsito até 2030. Um dos principais pilares é a redução de velocidade nas vias urbanas, medida que já vem sendo adotada em Curitiba.

De acordo com o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), major Mário Celso Andrade, a ideia é dar ao condutor mais condições de reação em relação a quaisquer imprevistos que podem surgir na direção dos veículos. “Os estudos sugerem que a 50 km/h, mesmo se houver a colisão, o impacto e os danos serão menores”, disse.

Os estudos aos quais o major se refere são da própria OMS, e mostram que, em atropelamentos, o risco de morte dos pedestres é de 100% em uma colisão com um automóvel a 80 km/h. Quando essa velocidade cai para 60 km/h, a probabilidade de óbito cai para 80%. A 50 km/h, o risco de o pedestre morrer em uma colisão é de 40%, e chega a 20% nos casos em que o atropelamento ocorre a 40 km/h.

Velocidade em algumas ruas pode cair para 40 km/h se necessário

A primeira via que teve a velocidade máxima readequada ao Visão Zero foi a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, na zona norte da cidade. Outra avenida importante no trânsito de Londrina, a Arcebispo Dom Geraldo Fernandes – conhecida como Leste-Oeste – já recebeu os aparelhos de contagem e medição de velocidade dos veículos e deve ser a próxima a passar para 50 km/h.

Outros estudos estão sendo feitos pela companhia para analisar em quais locais a velocidade máxima do trânsito deve ser readequada. Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, as características de trânsito de cada setor da cidade serão levadas em conta no momento de definir os novos limites de velocidade. “Corredores que abrigam escolas, estabelecimentos de saúde e outros polos geradores de tráfego, por exemplo, poderão ter a velocidade restringida até mesmo a 40 km/h”, afirmou.

Programa Visão Zero

O Visão Zero é um movimento global iniciado na Suécia em 1997 que trabalha com a premissa de que mortes e feridos nas ruas e estradas são inaceitáveis e evitáveis. A iniciativa se baseia em um sistema que reconhece a segurança no trânsito como resultado das relações não só entre motoristas e pedestres, mas também com agentes públicos que projetam e fiscalizam as vias.

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