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Londrina Contorno Leste
Contorno Leste de Londrina ligará BR-369, na altura de Ibiporã (foto) à PR-445.| Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Ibiporã

O Contorno Leste de Londrina está se tornando cada vez mais presente nas discussões sobre o futuro pedágio do Paraná, apesar da obra não estar prevista em nenhum dos lotes das novas concessões do Estado. Ligando as rodovias PR-445 e BR-369 em um trajeto de cerca de 23 quilômetros, o contorno tem potencial para desafogar o trânsito da área urbana de Londrina, apontada como única das principais cidades do Paraná a não ter um contorno rodoviário de grande porte.

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Defensor da inclusão do Contorno Leste no novo modelo de concessões, o deputado estadual Tercílio Turini (PSD) destaca que a ausência da obra vai representar um atraso econômico irreparável para as próximas décadas. “Se não tivermos o Contorno Leste em Londrina, o desenvolvimento de toda aquela região será comprometido pelos próximos 30 anos. Londrina é a única das cidades grandes de Londrina sem contorno. Na ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] me disseram que o estudo inicial até recomendava, mas que com a análise dos técnicos, em função de outras obras para não ficar muito caro o pedágio, acabaram tirando”, destacou, em entrevista à Gazeta do Povo.

Turini afirmou à reportagem que tentou junto à ANTT que fossem realizadas novas audiências públicas sobre o pedágio na região de Londrina. Esta, aliás, teria sido, de acordo com Turini, uma recomendação feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e não seguida pela agência nacional. Outra recomendação que, para o deputado, foi proposta pelo TCE e ignorada pela agência foi a atualização da situação das rodovias que entrarão nas novas concessões. O último levantamento, aponta Turini, é de 2019. A defasagem nas informações ,alertou o parlamentar, pode gerar duplicidade.

“Há previsto um contorno em Jandaia do Sul e outro em Arapongas que a concessionária Viapar deveria ter construído durante o contrato anterior. Isso foi parar na Justiça, que determinou essa obrigação por meio de acordos de leniência. Só que essas duas obras constam no Lote 4, sendo que já há uma decisão judicial sobre isso. Se elas forem retiradas do lote, ou a tarifa pode baixar ou o recurso direcionado para elas poderia ser realocado para esse Contorno Leste de Londrina”, argumentou.

A reportagem entrou em contato com a ANTT apresentando os questionamentos feitos pelo deputado, mas não houve retorno.

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