
Ouça este conteúdo
Quase um mês após bater recorde, o Paraná teve queda de 71,3% na média móvel de casos de Covid-19, segundo o Farol Covid, plataforma independente que calcula índices da pandemia em todo Brasil. Mas apesar da tendência de estabilidade, o estado segue com transmissão alta, o que pode levar à volta de medidas restritivas se os casos continuarem subindo. Tanto que, apesar da redução, nesta quinta-feira (8) o Paraná retornou ao alerta vermelho do Farol Covid, de transmissão altíssima.
Receba notícias do Paraná no seu WhatsApp
A média móvel dos últimos sete dias nesta quinta-feira (8) é de 28,81 casos por 100 mil habitantes. No dia 10 de março, o Paraná enfrentava o pior momento da pandemia, quando a média móvel bateu em 100,53 infecções por 100 mil habitantes.
Ao longo de toda aquela semana de março, o estado ficou com a média móvel disparadamente mais alta de todo o Brasil. No dia 10, a média no Paraná era 30% acima do estado segundo colocado, o Rio Grande do Sul, que tinha 70,45 infectados por 100 mil habitantes. Agora, o Paraná é o 18.° estado no ranking de transmissão. O líder é o Mato Grosso, com 52,70 casos por 100 mil habitantes - quase 83% a mais do que o Paraná.
Apesar da redução, o índice vem subindo. Tanto que nesta quinta o Paraná retornou para o nível vermelho do Farol Covid, de alerta altíssimo. Até quarta-feira (7), o Paraná era o único estado fora do alerta vermelho, quando estava no estágio laranja, de transmissão alta, com média móvel de 27,03 casos por 100 mil habitantes.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, outro indicador de transmissão preocupa. De acordo com o Farol Covid, a taxa R, que mede a reprodução do coronavírus, está em 0,97 – ou seja, um grupo de 100 pessoas infectadas por transmitir a doença para outras 97. O ideal é que a taxa R fique abaixo de 1, quando 100 pessoas podem transmitir a Covid-19 para outras 100.
Se a média móvel de casos caiu, a de mortes aumentou. No dia 10 de março, era 1,35 morte por 100 mil habitantes no estado. Nesta quinta, o índice subiu para 1,75 morte por 100 mil habitantes.
Curitiba e RMC
Se o Paraná como um todo está no alerta vermelho do Farol Covid, a 2ª Regional de Saúde, que abrange Curitiba e região metropolitana, está na fase laranja, de alerta alto. A média móvel na regional é de 23,58 infectados por 100 mil habitantes.
Das 12 cidades da grande Curitiba que adotaram o lockdown por 23 dias até segunda-feira (5), incluindo a capital, quatro estão fora do alerta vermelh0. Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Magro e Campina Grande do Sul estão na fase laranja, com contágio alto.
Em Curitiba, a média móvel está nesta quinta em 15,69 casos por 100 mil habitantes, mantendo a cidade com tendência de estabilidade. São José dos Pinhais, a sexta maior cidade do Paraná, está com a média móvel de 19,52 casos por 100 mil habitantes, também com tendência de estabilidade.







