
Ouça este conteúdo
Foz do Iguaçu (PR) descobriu que a maioria dos 589 moradores de rua não nasceu na cidade. O primeiro Censo Municipal da População em Situação de Rua, divulgado nesta quarta-feira (17), revelou que apenas 148 pessoas são naturais da cidade turística localizada na Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai.
Os demais moradores de rua de Foz do Iguaçu chegaram de outros estados (210), outras cidades do Paraná (193) e até de outros países (97). O dado mais surpreendente: Cascavel, distante 150 quilômetros da fronteira, é a principal "exportadora" de pessoas em situação de rua para Foz do Iguaçu.
“Já enviamos ofício para as autoridades de lá, pedindo informações”, informou o secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Alex Thomazi. De acordo com ele, o censo municipal supre uma lacuna histórica de informações.
“Antes, tínhamos dados fragmentados, que não mostravam a realidade de forma clara. Agora temos uma base sólida para planejar ações integradas com mais transparência e objetividade”, afirmou.
Maioria dos moradores de rua em Foz do Iguaçu está nessa condição há muito tempo
O censo evidencia que entre a população de rua de Foz do Iguaçu predomina o público jovem adulto. Há 41 pessoas idosas. Quanto ao consumo de substâncias, 65% fazem uso de álcool ou drogas. Especificamente, 43,1% consomem bebidas alcoólicas e 31,2% usam drogas psicoativas.
O levantamento, realizado entre 19 e 31 de agosto pela Secretaria de Assistência Social em parceria com universidades, mostrou que a maioria vive nas ruas há muito tempo. Dos entrevistados, 180 pessoas estão nessa condição há mais de 15 anos, enquanto 77 vivem entre 5 e 10 anos nas ruas e 72 estão há 10 a 15 anos.
A população em situação de rua se concentra nas regiões leste e oeste da cidade, onde estão localizados os principais serviços de assistência social. As demais regiões apresentaram casos isolados e dispersos.

O sistema digital ConectaFoz, desenvolvido para integrar e monitorar as informações do censo, tem potencial paras ser utilizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná em 50 municípios que concentram 90% da população em situação de rua do estado, conforme informação compartilhada pelo secretário de Foz do Iguaçu.
"Foz se tornou referência na forma de mapear e planejar políticas públicas. Esse trabalho será replicado, permitindo um acompanhamento mais efetivo", destacou Thomazi.
VEJA TAMBÉM:






