• Carregando...
Ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, em imagem de arquivo
Ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, em imagem de arquivo| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Faleceu nesta sexta-feira (3), aos 91 anos, o ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz. Com a saúde debilitada, o engenheiro e político curitibano estava internado há vários dias na capital paranaense. Saul Raiz comandou a capital entre os anos 1975 e 1979 e foi responsável por uma série de melhorias urbanas e de infraestrutura que perduram até hoje em Curitiba.

RECEBA notícias de Paraná em seu Whatsapp

Formado em engenharia. Raiz entrou para a política por influência de Ney Braga. Antes mesmo de chegar ao Executivo municipal, ele já havia exercido cargos nas gestões de Braga à frente da prefeitura de Curitiba e do governo do Paraná.

No município, na direção de Urbanismo, desenhou o projeto do Mercado Municipal de Curitiba, em 1955 – um local que serviria para abastecer as famílias da ainda pequena Curitiba. Mais tarde, nos anos 1960, chefiou o Departamento de Estradas e Rodagens do estado. Foi o grande responsável pela construção da “Rodovia do Café”, o trecho da BR-376 que liga a porção Oeste do estado ao Norte Pioneiro.

Raiz assumiu a prefeitura de Curitiba entre os anos 1975 e 1979, quando o cargo ainda não era decidido por votação popular, mas, sim, por indicação e aprovação da Assembleia Legislativa. O engenheiro, com bom trânsito político, foi indicado pelo então governador Jayme Canet e pode dar continuidade a uma série de melhorias urbanísticas na capital que se refletem até hoje, como a canalização dos rios da capital, construção de praças e elaboração de leis de zoneamento.

Em 1982, tentou a disputa ao governo do estado, mas foi derrotado por José Richa, seu amigo. Após o episódio, não mais voltou à política. Após deixar a prefeitura, Raiz voltou à vida empresarial, na qual era bastante requisitado. Assumiu cargos importantes em empresas privadas de renome, entre elas a já gigante Klabin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]