• Carregando...
Amelia Mikami Orikasa, da Horta do Ditian, morreu de Covid e deixou legado de milhares de seguidores
Amelia Mikami Orikasa conquistou seguidores e fãs em todo o país, a partir das lives de Londrina| Foto: Reprodução / Instagram

Por meio da internet, é possível criar relações que geram transformações reais, mesmo que os envolvidos nunca tenham de fato se encontrado. A youtuber Amelia Mikami Orikasa é prova disso. Criadora do canal “Horta do Ditian”, ela compartilhava ensinamentos próprios e de seu pai sobre o cultivo de alimentos de forma natural, além de dar dicas de alimentação saudável. Em apenas quatro anos de existência, o canal chegou a 1,4 milhão de inscritos e é o responsável pelo envolvimento de milhares de brasileiros com a terra. Vítima de Covid-19, Amelia faleceu no dia 9 de novembro de 2020, aos 53 anos.

Receba as principais notícias do Paraná em seu WhatsApp

O propósito inicial da criação do canal era exercitar a oratória, já que Amelia, servidora do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), em Londrina (PR), precisava trabalhar a habilidade para executar treinamentos. No começo, o tema dos vídeos eram os livros que ela lia e resenhava para o público. Porém, dado o sucesso dos vídeos em que mostrava os cuidados do pai, Yukinori Mikami, o Ditian, com sua horta, o canal ganhou novo foco: o cultivo de plantas em casa.

Ditian– que faleceu também em 2020, em outubro, devido a um câncer – era imigrante japonês, chegou ao Brasil em 1958 e trabalhou em lavouras de café no Norte do Paraná. Em 1975, adquiriu uma propriedade em Bandeirantes (PR) e lá produziu uvas por quase 20 anos. Depois da aposentadoria, utilizava suas habilidades de agricultor para desenvolver sua horta própria. Numa inspiração mútua entre ele e a filha, aos 81 anos se tornou “Sensei” de agricultura caseira para milhares de internautas.

Essas pessoas assistiram, pela tela do celular ou do computador, o desenvolvimento pessoal de Amelia diante da câmera. A energia contagiante, o jeito animado de falar com as plantas e os bordões como “top dez” ultrapassavam a plataforma virtual e se tornavam incentivo para os espectadores colocarem em prática a ideia de transformar a sacada, os vasos abandonados na lavanderia ou aquele espacinho ocioso no quintal em uma produtiva horta.

“Acho que todo mundo que segue ela, se não tem uma horta, tem algum cuidado com plantas, pelo jeito como ela falava sobre a natureza”, conta a educadora ambiental Silvia Tornieri, que chegou ao canal há cerca de um ano em busca de dicas para cultivar ervas e virou seguidora cativa de Amelia e Ditian. “Deveriam existir mais Amelias no mundo, porque ela foi uma pessoa que fez a diferença, que motivou outros”, completa.

Simpatia e conhecimento de bioquímica em dicas sobre hortas

Amelia estudou farmácia e bioquímica, e por isso conseguia adicionar propriedade e conhecimento técnico à sua simpatia na hora de gravar vídeos sobre adubos naturais e inseticidas orgânicos, por exemplo. Com espírito empreendedor, ela teve seu próprio laboratório de análises clínicas e também uma farmácia, além de trabalhar em laboratórios antes de atuar no Cismepar.

Quando criou o canal, não era a maior expert em produção e postagem de conteúdo, mas não precisou de ajuda para se tornar uma. Aprendeu a editar vídeos sozinha, procurou cursos para incrementar seu alcance como youtuber e, com isso, transformou a Horta do Ditian em um sucesso. Cada comentário, cada novo inscrito e cada relato de experiência prática com base no que ela havia ensinado fazia tudo valer a pena para ela. Dizia que gostaria de chegar aos dois milhões de inscritos não como mera meta a ser atingida, mas porque gostava de pensar que isso significava que dois milhões de novas hortas foram criadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]